Centro é a região mais atraente para se viver

0

Leiria e Coimbra são, depois de Lisboa, as melhores cidades para Viver, a nível nacional.

Especializada no trabalho de “marcas-país”, um pouco por todo o mundo, a Bloom Consulting acaba de iniciar a sua atividade no mercado português. Com base neste know-how adquirido através da publicação do Bloom Consulting Country Brand Ranking©, que analisa, anualmente, mais de 220 países relativamente à sua “Country Brand”, a consultora desenvolveu, pela primeira vez, o Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©, um projeto onde a eficácia de cada um dos 308 Municípios portugueses foi avaliada e classificada de acordo com a sua “performance” nas vertentes de Investimento (Negócios), Turismo (Visitar) e Talento (Viver).

«Uma “marca-cidade” é um ativo para os municípios. Deve ser gerida de forma a potenciá-los e com o propósito de alcançar diferentes objetivos. Segundo a nossa metodologia, existem três dimensões primordiais através das quais se pode aferir, de forma tangível, o potencial de uma “marca-cidade”: comércio (investimento), turismo e talento», explica Filipe Roquette, diretor geral da Bloom Portugal.

«Numa altura em que os orçamentos locais se encontram sujeitos a um processo de escrutínio intenso, todas as autarquias devem assegurar que todos os cêntimos gastos são um bom investimento. É por esta razão que agora, mais do que nunca, há uma necessidade de aplicar medidas fiáveis para garantir sucesso da estratégia de “Region” e “City Branding. Este ranking não podia ter sido lançado em momento mais oportuno. Portugal enfrenta desafios económicos consideráveis e a previsão de recuperação afigura-se bastante lenta. O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© pode desempenhar um papel cimeiro na ajuda aos Municípios, não só no que toca à definição de prioridades, mas também na perceção da imagem que estes têm no resto do País e internacionalmente», acrescenta.

Na região Centro, o destaque do ranking vai para quatro municípios: Coimbra, Aveiro, Leiria e Viseu. Todos, à exceção de Viseu, classificado na 14ª posição, marcam presença no Top 10 nacional.

Coimbra e Aveiro apresentam “performances” bastante semelhantes nas três categorias – são as melhores cidades do Centro para investir e visitar. Leiria ocupa o primeiro lugar da região na categoria Viver (Talento). É, aliás, a segunda melhor cidade para viver a nível nacional.

Aos quatro Municípios destacados, seguem-se Torres Vedras, Castelo Branco e Caldas da Rainha. O desempenho geral destes Municípios coincide com o ranking do parâmetro Negócios (Investimento), confirmando a importância desta categoria.

Por sua vez, Figueira da Foz e Covilhã encontram-se no Top 10 regional essencialmente devido à sua “performance” na área do Visitar (Turismo).

«Apesar da fama entre entusiastas do surf e do 3º lugar obtido na dimensão Visitar (Turismo) a nível regional, a Nazaré apresentou resultados medianos em Negócios (Investimento) e Viver (Talento). Já Peniche, mostrou-se bastante forte na categoria Visitar (Turismo), assumindo a 4ª posição na tabela regional, superando a Nazaré no ranking geral, sendo igualmente prejudicado pela “performance” em Negócios (Investimento) e Viver (Talento)», refere Roquette. «Outros Municípios com resultados igualmente desapontantes são Tomar e Batalha. Ambos demonstraram potencial, mas o fraco desempenho de Tomar em Negócios (Investimento) e da Batalha em Visitar (Turismo), ditaram a posição final destas cidades históricas de Portugal», acrescenta.

Sobre o Bloom Consulting City Brand Ranking © 2014

O Bloom Consulting City Brand Ranking © 2014 é um estudo completo que mede a eficácia da estratégia de gestão da marca de cada município, separadamente. Baseia-se em fatos concretos, que incluem o desempenho e o crescimento económico das cidades. Estes dados objetivos são acompanhados por dados subjetivos, que medem o impacto económico da estratégia de gestão de marca de cada município.

«Antecipar o futuro e enfrentá-lo com entusiasmo é a nossa filosofia. Precisamos sempre de inovar e questionar tudo o que fazemos e, para tal, investimos 6 meses do ano em “Research” para saber o que cada país, região ou cidade no mundo inteiro está a fazer, para saber como podemos melhorar», explica Jose Filipe Torres, CEO da Bloom Consulting. «Mais do que nunca, num mundo globalizado, é necessário que as cidades e Municípios consigam utilizar novas ferramentas, que tenham como principal objetivo atrair investimento, novos turistas e que consigam garantir condições de fixação de novos residentes ou atrair talento específico. Por outras palavras, consigam criar crescimento socioeconómico graças à sua marca regional», acrescenta.

Metodologia – Como foi calculada este ranking?

O algoritmo desenvolvido para conceber o Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©, tem em conta 3 variáveis que incluem dados de naturezas distintas.

1ª Variável (dados estatísticos)

2ª Variável (Procuras online)

3ª Variável (Oferta website e redes sociais)

Na construção dos rankings não foram utilizados questionários ou efetuadas entrevistas, mas sim dados estatísticos concretos de fontes oficiais que foram contrastados com a procura que os municípios obtêm online e com a performance que os seus websites e redes sociais têm na hora de comunicar com os seus públicos-alvo.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta