Conferência sobre Religiosidade Popular

0

No dia 9 de fevereiro, a partir das 17h30, a Casa de Cultura D. Pedro V, em Mafra, recebe uma conferência denominada “A religiosidade popular em Portugal e algumas das suas expressões culturais imateriais – Loas, fogaças, ex-votos, música e repertórios tradicionais”. A iniciativa destina-se ao público em geral.

Constituindo um dos elementos mais significativos da identidade cultura, a religiosidade popular continua a revelar presentemente grande vitalidade e a afirmar-se como uma das principais manifestações da cultura e do património imaterial português.

Com esta conferência pretende-se partir da sua caracterização geral (passado/ presente) para um enfoque mais específico de algumas das suas intrínsecas facetas (frequentemente consideradas irrelevantes, inexistentes ou até mesmo desligadas das práticas religiosas), tentando deste modo, compreender melhor, quer a sua integralidade, quer a sua complementaridade e o seu real papel no contexto dos cultos populares ou das festividades religiosas tradicionais.

Com a atenção centrada nas recitações poéticas das crianças em louvor do orago local, na alimentação simbólica festiva, no painel gratulatório ou noutros suportes narrativos da miraculosa situação vivida e na

intervenção musical instrumental ritual, procura-se destacar a diversidade e a complementaridade dos atos que formam estas tradicionais e as cíclicas práticas populares, contribuindo assim para uma visão mais objetiva e atual da religiosidade popular no nosso país.

Programa

“Religião e Identidade Cultural” – Moisés Espírito Santo (Etno-sociólogo das Religiões, Prof. Catedrático Jubilado da Universidade Nova de Lisboa)

“Da Performance nos Textos de Louvor/ Loas a Maria” – Lucília-José Justino (Investigadora da Religião Popular, autora da obra intitulada “Loas a Maria”)

“As Fogaças como Alimentação Ritual. Comidas Devotas, Interditos e Prescrições” – Vasco Valadares Teixeira (Antropólogo, Investigador

da Alimentação Tradicional, autor, entre outros, do livro “Comidas e Práticas do Sistema Alimentar na Região do Fundão”)

“Práticas Gratulatórias e Ex-votos no Contexto Nacional” – Manuel J. Gandra (Investigador e Iconólogo da Cultura Simbólica Tradicional

Luso-Afro-Brasileira. Professor Especialista no IADE-U. Diretor do Centro Ernesto Soares de Iconografia e Simbólica)

“Música, Religião e Convivialidade nos Espaços Públicos” – Maria do Rosário Pestana (Etno-musicóloga, Diretora do Curso de Mestrado em

Música da Universidade de Aveiro)

Moderação: Luís Marques (Doutor em Antropologia, presidente da Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial)

Esta conferência é organizada pela Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, com o apoio da Câmara Municipal de Mafra, tendo entrada livre, sujeita à lotação da sala. Para informações e inscrições, contacte 261 819 711.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta