Porto eleito “Melhor Destino Europeu 2017”

0

Cidade Invicta foi a mais votada em 174 países e supera a concorrência de outros 19 destinos, conquistando mais uma importante distinção

O Porto acaba de ser eleito “Melhor Destino Europeu 2017” arrecadando mais um importante prémio internacional. Depois da nomeação e da disputa com cidades como Paris, Amesterdão, Londres ou Barcelona, o Porto volta a conquistar o título com mais de 135 mil votos, o que atesta o potencial e atratividade da cidade, não só para os portuenses, mas para os portugueses e para os turistas provenientes de todo o mundo.

O Porto acaba de afirmar-se como a cidade vencedora que mais votos conquistou em qualquer uma das nomeações para “Melhor Destino Europeu”. A título de exemplo, refira-se que Zadar – a cidade croata que venceu em 2016 – detinha o record de votos, um total de 54 mil. Os números revelam, ainda, que nunca uma eleição foi tão consensual. No total, a cidade do Porto reuniu votos de utilizadores de 174 países, destacando-se, aqui, a preferência de habitantes dos Estados Unidos da América, da Dinamarca, da Suécia, da Irlanda, do Reino Unido, do Canadá, da África do Sul, entre outros. Refira-se, ainda, que 56 por cento dos votos são provenientes dos 173 outros países que participaram na competição, o que demonstra a unanimidade internacional na escolha do Porto. 44 por cento dos votos foram conquistados a nível nacional.

Para Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto e da Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, esta vitória “deve ser vista como uma oportunidade ao nível da promoção turística, que beneficiará o Porto e que estimulará, ainda mais, a atenção e curiosidade pela cidade”. “A visibilidade que este prémio traz é especialmente útil para o setor do turismo, mas é também uma forma de chamar a atenção do Porto como oportunidade de investimento e de empreendedorismo”, acrescenta Rui Moreira. A eleição como “Melhor Destino Europeu 2017” tem, além de uma dimensão económica, uma importante vertente de imagem que “eleva a autoestima dos portuenses e potencia a afirmação da cidade”, conclui.

Uma cidade que regista um crescimento sustentado

O Porto surge, hoje, como uma cidade de cultura, inovação e de grande desenvolvimento económico, sendo cada vez mais procurada para viver e trabalhar. Paralelamente, posiciona-se como um dos destinos mais procurados no Turismo de lazer, registando quase 1,5 milhões de turistas só em 2016. Os dados relativos ao último ano indicam mesmo que este foi o melhor de sempre para o Turismo e reforçam o enorme impacto positivo deste setor na divulgação nacional e internacional do Porto e Norte de Portugal, na criação de empregos, na consolidação económica, no combate à sazonalidade e na injeção de capital privado na economia local. O Porto vem crescendo de forma sustentada todos os anos e a prová-lo está, por exemplo, o facto de o Aeroporto Francisco Sá Carneiro ter ultrapassado, no último ano, a barreira dos nove milhões de passageiros, esperando-se, para este ano, um acréscimo próximo de 20 por cento.

Refira-se que o “Melhor Destino Europeu” é atribuído através da votação on-line no site da European Best Destination, organização dedicada à promoção turística europeia, sediada em Bruxelas, e que faz uma pré-seleção das cidades a concurso. Relembre-se, ainda, que a campanha “Vote Porto.” contou com parceiros institucionais como a Torre dos Clérigos, o Futebol Clube do Porto, a Fundação de Serralves, a Casa da Música, o Teatro Nacional São João ou a Metro do Porto. Integrou, igualmente, um conjunto de personalidades da cidade, que assumiram o papel de embaixadores, como Pedro Abrunhosa, Miguel Araújo, Katty Xiomara, Rúben Neves, Sara Moreira e Júlio Magalhães. A conquista deste título assume-se, por isso, como uma vitória de todos aqueles que demonstraram o máximo empenho e envolvimento no projeto, que uniu a cidade e reforçou o posicionamento do país na questão da atratividade turística do destino.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta