Rota do Românico assinala o DIMS 2017

0

A Rota do Românico vai associar-se, novamente, às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), celebrado a 18 de abril, promovendo um conjunto de iniciativas nos dias 18, 19, 20 e 23.

O lançamento de uma grande empreitada, atividades pedagógicas, uma exposição e visitas guiadas fazem parte do programa.

O dia 18, terça-feira, ficará marcado pela assinatura do auto de consignação da empreitada de conservação, salvaguarda e valorização de um dos mais representativos monumentos da arquitetura românica nacional, o Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa, em Penafiel, agendada para as 11.30 horas.

No dia 19, o serviço educativo da Rota do Românico vai dinamizar atividades lúdico-pedagógicas no concelho de Penafiel, destinadas à comunidade escolar.

No dia 20, quinta-feira, pelas 15 horas, será inaugurada, no Museu Municipal – Museu do Móvel, em Paços de Ferreira, a exposição itinerante “Rota do Românico. Uma Experiência Fundada na História.”, que será acompanhada por uma breve palestra sobre o projeto turístico-cultural da Rota do Românico.

Esta exposição, que estará patente naquele espaço museológico até ao dia 27 de maio, é constituída por um conjunto de aguarelas dedicadas aos elementos patrimoniais da Rota do Românico, da autoria de António Silva.

No domingo, 23, a Rota do Românico vai dinamizar visitas guiadas gratuitas a quatro dos seus objetos patrimoniais:

10h00 – Mosteiro do Salvador de Travanca (Amarante);

11h30 – Torre de Vilar (Lousada);

15h00 – Igreja de São Mamede de Vila Verde (Felgueiras);

16h00 – Mosteiro do Salvador de Freixo de Baixo (Amarante).

As inscrições poderão ser efetuadas neste endereço, até às 17 horas do dia 21, sexta-feira.

As deslocações entre os monumentos citados deverão ser asseguradas pelos participantes. Fonte: Rota do Românico

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta