23 de Maio: 9ª Descida do Rio Antuã

0

A 9ª Semana do Ambiente de Estarreja inclui a Descida do Rio Antuã que acontece no dia 23 de Maio, domingo. O evento tem organização do CCDS – Centro de Cultura e Desporto de Salreu com o apoio da Câmara Municipal. A Descida do Rio Antuã pretende sensibilizar, de forma divertida, a população para a protecção dos recursos naturais e sua utilização sustentável, garantindo que as próximas gerações também usufruam das suas vantagens. Além do aspecto lúdico, a prova pretende contribuir para desenvolver um comportamento ambientalmente correcto nos concorrentes e na população.

No ano anterior, a prova contou com a participação de 60 embarcações, num total de 200 concorrentes, naquele que é o maior Carnaval Aquático do país!

Os participantes, com criatividade e sentido de humor, constroem embarcações para desfilar ao longo do Rio Antuã, num percurso com 4 km. Anualmente a imaginação dos participantes tem superado todas as expectativas. Barcos, jangadas, barcaças e todo o tipo de embarcações, desde que flutuem, dão um colorido e uma alegria especial à prova que é vista por milhares de pessoas ao longo das margens do Rio. Para fazer deslocar a embarcação podem ser utilizadas velas, remos ou pedais sendo que é proibido o uso de motores.

O melhor local para apreciar a descida é no Parque Municipal do Antuã, no centro da cidade. Dos anos anteriores ficam as imagens, quer da paisagem natural, quer do riso estampado no rosto dos participantes e dos espectadores.

Apesar de ser permitido o uso de todo o tipo de barcos (canoa, barcos de borracha, botes, bateiras), a ideia é incentivar os participantes a construir as suas próprias embarcações, com recurso a materiais reutilizáveis. Com imaginação, qualquer construção destinada a navegar dará um colorido e sentido de humor a este evento.

Descrição da prova

Concentração das embarcações: 14H

Partida: 15H

Local: Os barcos serão colocados na água, na zona da Turbina, junto à ponte Velha de Salreu, perto do hotel da cidade.

Meta: A prova termina quando o barco tiver ultrapassado na sua totalidade a meta. A meta será instalada na zona da Canhota – Ribeira da Ladeira.

Convívio final: O convívio decorrerá no Parque das Merendas onde serão entregues os Prémios. A organização oferece o lanche aos participantes.

Prémios

EMBARCAÇÃO MAIS ESPECTACULAR

Factores de avaliação:

. Originalidade

. Beleza

. Reutilização de materiais

EQUIPA MAIS DIVERTIDA

Reconhece a alegria dos concorrentes

PRÉMIO ESPECIAL

Embarcação mais invulgar

Haverá ainda prémios para os 3 primeiros barcos a chegar à meta.

inscrições

10 a 18 de Maio

Gabinete de Contabilidade – Salreu Contas (junto à Escola das Laceiras)

Jornal de Estarreja

contacto

964 140 938 | 917 441 126

geral@ccdsalreu.com

organização

Centro de Cultura e Desporto de Salreu

apoio

Câmara Municipal de Estarreja

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta