“Quarteto Virtuoso” – Está oficialmente constituído

0

Está oficialmente constituída a Associação “Mosteiros de Portugal”, composta pelos quatro parceiros que criaram a Rota dos Mosteiros Portugueses Património da Humanidade: Alcobaça, Batalha, Lisboa e Tomar.

O Convento de Cristo (Charola) foi o local escolhido para as duas cerimónias que fizeram do dia 8 de Setembro de 2010 um dia Histórico no panorama cultural Português. Para além da cerimónia de assinatura da constituição da Associação, que contou com as representações dos membros parceiros: Francisco Motta Veiga (Director Municipal da Cultura da CM Lisboa), Paulo Inácio (Presidente da CM Alcobaça), Fernando de Sousa (Presidente da CM Tomar), António Lucas (Presidente da CM Batalha) e ainda o Secretário de Estado da Cultura,  Elísio Summavielle. Houve ainda lugar para a assinatura do contrato de financiamento da Rede de Mosteiros. Esta última contou com a presença do Presidente da CCDR-Centro, Alfredo Rodrigues Marques, a Presidente da CCDR LVT, Maria Teresa Mourão de Almeida, o Director do IGESPAR, Gonçalo Couceiro, entre outras entidades da Administração Central e Entidades Públicas.

Um projecto integrado no Plano Estratégico “Política das Cidades – Redes Urbanas para a Competitividade e Inovação”, que tem como objectivo a criação de uma marca internacional através da divulgação e promoção turística dos Mosteiros Património da Humanidade: Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa), Mosteiro de Santa Maria da Vitória (Batalha) e o Convento de Cristo (Tomar), “monumentos-âncora” de desenvolvimento urbano. Uma candidatura feita ao Programa Operacional Regional do Centro – “Mais Centro 2007-2013”, aprovada pela CCDR-Centro, que tem como principal objectivo desenvolver um projecto inovador e desenhado num espírito de cooperação que levará à criação de um produto turístico de projecção mundial, destinado a reforçar a atractividade do País, suportado por um património único.  A Associação terá como linhas gerais de actuação a criação da marca internacional para a promoção turística eficaz dos monumentos e cidades parceiras; a elaboração de estudos para a promoção de acções nos quatro monumentos e trabalhar nos processos de financiamento de fundos comunitários.

Fonte: C.M. Alcobaça

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta