Livro “Alma de Viajante” por Filipe Morato Gomes

0

Mais do que um relato de viagem, este livro é uma viagem de emoções. De histórias. Relata momentos ímpares vividos no desconforto da estrada, o estado de permanente descoberta, a empatia das amizades efémeras, os cheiros, os sabores, os sorrisos, a magia das coisas simples, enfim, o prazer inigualável da liberdade. Mas relata também experiências emocionalmente arrasadoras, para as quais não poderia nunca estar preparado, como o tempo passado na Tailândia e no Sri Lanka nos dias seguintes ao maremoto do oceano Índico.

Sobre todas as incidências da viagem fui escrevendo, semanalmente, ao longo dos catorze meses que durou a odisseia, nas páginas do Fugas – o suplemento de viagens do jornal Público. São essas crónicas que se encontram neste livro, em versões pontualmente alteradas, a que se adicionou um ou outro escrito nunca antes publicado em papel e uma selecção de fotografias que retratam, elas próprias, à sua maneira, os catorze meses de viagem.

No Fugas, tive a felicidade de encontrar um editor duro na crítica e difícil no elogio, mas, acima de tudo, sincero e justo. Ao Pedro Garcias, editor do Fugas, é este o momento de publicamente agradecer tudo o que por mim fez enquanto contador de histórias, cronista de viagens, jornalista atento ao menos óbvio. Ao Paulo Jorge Sampaio, amigo e parceiro profissional de longos anos, agradeço o inestimável empenho colocado na criação do design desta obra. Ao Ricardo Neves, o meticuloso trabalho de revisão das crónicas. Por fim, ao Manuel António Andrade, mentor da Edições Cão Menor, agradeço por me ter espicaçado para fazermos, juntos, este livro.

Para saber mais sobre o livro e para o comprar: http://www.almadeviajante.com/livros/almadeviajante.php#top

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta