Peniche – 5ª temporada da Rota das Igrejas volta a divulgar o património religioso

0

No próximo dia 19 de julho de 2013 terá lugar o arranque da 5ª temporada do projeto Rota das Igrejas do Concelho de Peniche. Esta iniciativa promovida pelo Município de Peniche, insere-se numa política local de valorização e divulgação do diverso e rico património religioso concelhio numa perspetiva de qualificação da oferta turística deste território, promovendo um turismo de índole cultural, complementar à tradicional oferta balnear.

Esta rota integra 10 templos, espalhados pelo concelho, muitos deles normalmente encerrados ao público, que se encontram abertos num horário pré-determinado, sendo possível visitá-los e obter um conhecimento mais aprofundado sobre a sua história, a saber: na cidade de Peniche, a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, a Capela de Nossa Senhora da Remédios e a Igreja da Misericórdia de Peniche; na Vila de Atouguia da Baleia, a Igreja de S. Leonardo, de Nossa Senhora da Conceição, da Misericórdia e de S. José (Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia); ainda na freguesia de Atouguia da Baleia, a Igreja de Nossa Senhora da Consolação, no lugar com o mesmo nome; na Serra d´ El-Rei, a Igreja de S. Sebastião; e, na península do Baleal, freguesia de Ferrel, a Ermida de Santo Estêvão.

Iniciada em 2009, esta iniciativa é desenvolvida em parceria com cinco entidades proprietárias dos imóveis históricos integrados nesta rota – Paróquia de Peniche, Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de São Leonardo de Atouguia da Baleia, Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Serra d’ El-Rei, Santa Casa da Misericórdia de Peniche e Santa Casa da Misericórdia de Atouguia da Baleia -, registando um elevado índice de visitantes, num número superior a 180 mil entradas, com uma importante projeção nos visitantes estrangeiros (cerca de 23%), dados comprovativos do sucesso deste projeto dinamizado pelo Município.

Marcando o arranque deste projeto, terá lugar no próximo dia 17 de julho, pelas 17h00, na sala de sessões do Edifício dos Paços do Concelho a assinatura dos acordos de parceria com as várias entidades participantes nesta iniciativa. Fonte: C.M. de Peniche

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta