V Encontro Nacional de Turismo de Habitação e TER – Turismo no Espaço Rural

0

Realizou-se no dia 26 de Outubro, o V Encontro Nacional de Turismo de Habitação e TER, patrocinado pela TURIHAB – Associação Turismo de Habitação, sediada em Ponte de Lima e que comemora, este ano, 30 anos de existência.

Este encontro nacional representou um palco por excelência para uma reflexão alargada e definição de estratégias sobre a qualificação da oferta, a promoção, a internacionalização do Turismo de Habitação e do Turismo no Espaço Rural e a valorização do destino Portugal.

Presidente da TURIHAB

A sessão de abertura do Encontro, com a presença de 230 convidados e proprietários de casas associadas da TURIHAB, foi feita pelo Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar Nuno Vieira e Brito, pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima Vítor Mendes e pelo Presidente da Direcção da TURIHAB Francisco de Calheiros, que durante as boas vindas, aproveitou para apresentar a marca da TURIHAB – Casas no Campo e lançar o Turismo no Campo, que vem responder às necessidades dos novos segmentos de turismo.

Referiu-se ao Turismo de Habitação e ao Turismo no Campo como produtos determinantes para a TURIHAB e para a forma de ver o turismo em Portugal e no Mundo, tornando o Turismo de Habitação num produto estratégico de excelência assente na casa de família e na recuperação do património e o turismo no campo assento na utilização dos produtos endógenos e dinamização do mundo rural.

Presidente da Câmara de Ponte de Lima

Vítor Mendes, Presidente da Câmara de Ponte de Lima, salientou a importância do turismo para a economia local e a forma pioneira como Ponte de Lima encarou o Turismo de Habitação, através da TURIHAB. Sendo o concelho a que preside a Capital do Turismo de Habitação, esta Associação deu e dá um contributo valioso e decisivo na valorização do Património, na sua recuperação e na promoção dos recursos endógenos.

Nuno Vieira e Brito, Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar referiu o excelente trabalho de 30 anos da TURIHAB e a importância do Turismo de Habitação para as populações: “A recuperação do Convento de Refoios é o exemplo de requalificação dos edifícios em espaço rural e a TURIHAB soube-o fazer amplamente através de uma visão estratégica, criando inovação e valor. Por isso, é pioneira neste conceito de turismo rural. E a demonstração que pode viver-se com qualidade no mundo rural”.

Na sua intervenção Nuno Vieira e Brito, agradeceu à TURIHAB a boa escolha do Convento de Refoios, pelo facto de ter passado pela Escola Superior Agrária como docente e no Instituto Politécnico, instituições de ensino em que o estudo do mundo rural é prioritário.

No primeiro painel – “Portugal – Campo e Mar – a qualificação e a diferenciação da oferta Turismo de Habitação e TER” com moderação de Luis Ferreira Lopes, jornalista da SIC, as 7 regiões de Turismo, estiveram presentes ao mais alto nível: Francisco Coelho, Diretor do Turismo dos Açores, Desidério Silva, Presidente do Turismo do Algarve, Francisco Zambujinho, Vice-Presidente do Turismo do Alentejo, Vítor Costa, Presidente da Comissão Executiva da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal, Jorge Magalhães, Vice-Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal e Bruno Freitas, Diretor Regional de Turismo da Madeira.

Debate animado e cheio de interesse, tendo-se concluído que não importava passar a ideia “da melhor região”, “das melhores praias”, “da melhor gastronomia”, mas sim proporcionar aos Turistas as vivências e experiências que fazem a diferença e que se tornam inesquecíveis nas nossas vidas. O conceito “cabaz de Natal” assenta nessa ideia: um bom vinho proporcionará um momento mais especial se aliado a um bom queijo, a um bom enchido e será melhor ainda com uma boa música de fundo, uma bela paisagem de cenário e uma companhia que se revele especial.

A reforçar a importância da qualificação dos destinos e dos produtos, a TURIHAB apresentou um filme que percorre as 7 Regiões de Portugal, potencia a oferta do Turismo de Habitação, do Turismo no Campo e reforça a diferenciação das marcas Solares de Portugal e Casas no Campo. Este filme pode visualizado em http://youtu.be/DHsmFaN8lN0 .

No Refeitório dos Frades do Convento, a organização preparou um “Prove Portugal” com um almoço gourmet, pelo Chef Hélio Loureiro, a colaboração da APTECE – Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia e da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo. As sete regiões, envolvidas e colaborantes, proporcionaram uma colectânia de produtos característicos de cada uma das regiões que deliciaram os convivas.

Nos Claustros do Convento, decorreu uma exposição dos Solares de Portugal e das Casas no Campo, referenciadas nas novas regiões de turismo de Portugal.

“Portugal Experience – Promoção e Internacionalização do Turismo de Habitação e TER”,  debate reservado para a tarde teve, como intervenientes, Luis Matoso, Vogal do Conselho Directivo do Turismo de Portugal, Pedro Rodrigues, Director PME da Aicep – Portugal Global, Pedro Costa Ferreira, Presidente da APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo e Francisco de Calheiros, Presidente da TURIHAB – Associação do Turismo de Habitação.

Moderado por Martim Cabral, subdirector de informação da SIC, a atenção voltou-se em especial para a internacionalização do Turismo de habitação e do TER através das marcas Solares de Portugal e Casas no Campo, daí a escolha estratégica no convite às principais entidades responsáveis pela internacionalização do turismo. Foram trazidas à discussão ideias chave para o turismo, onde foi evidente a estratégia utlizada pela TURIHAB na promoção internacional que beneficia, também, a imagem de Portugal como um todo.

Assinatura do Protocolo de Colaboração entre o Turismo de Portugal e a TURIHAB

Visando a qualificação da oferta, o marketing internacional, desenvolvimento do produto e a formação, foi assinado um protocolo de colaboração entre o Turismo de Portugal e a TURIHAB. Com este compromisso pretende-se, entre outros, a solidificação nacional e internacional das marcas “Solares de Portugal” e “Casas no Campo”.

O encerramento do V Encontro esteve a cargo de Francisco Calheiros, Presidente da Confederação do Turismo Português que, num momento de boa disposição, simpatia e, até, humor, endereçou palavras de reconhecimento à TURIHAB, na pessoa de Francisco de Calheiros, curiosamente seu familiar, seu homónimo e Presidente da Associação.

Rui Teixeira, Presidente do Instituto Politécnico, com um discurso emotivo, valorizou a amizade e o trabalho de longa data para com TURIHAB, referindo o orgulho em receber na sua “casa” – a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, tão ilustres personalidades, disponibilizando-a para futuros eventos de qualidade.

Num momento de rara beleza e, também, de reflexão, foi proporcionado aos convidados uma excelente intervenção do Coro da Academia de Música Fernandes Fão.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta