Alqueva desafia Portugal

0

Alqueva Desafia Portugal, com os seus 250 km² de massa de água, que lhe conferem o estatuto de ser o maior lago artificial da Europa, e ao mesmo tempo o “motor” de desenvolvimento de toda uma região, que se posiciona como aquela que no País, apresenta o maior “potencial” de crescimento económico.

A combinação Sol, espaço físico com bons solos e água, são a fórmula perfeita para alavancar inúmeras oportunidades de negócio em diferentes fileiras económicas. A dimensão ambiental desta região, de enorme riqueza da sua fauna e flora, com uma aposta clara na sua preservação e valorização; a riqueza Patrimonial existente; a possibilidade de produção de energias renováveis nesta região, são apenas alguns dos trunfos que a mesma possui e que desafia Portugal a valorizar e a aproveitar.

Contudo é no Turismo e na Agricultura, que as oportunidades geradas são maiores, setores estes que podem e devem articular-se, afigurando-se como aqueles que são a vocação nata da Região, capazes de gerar riqueza e emprego, onde a excelência dos recursos endógenos existentes, a oferta gastronómica de excelência, de onde se destacam os azeites e os vinhos de enorme qualidade, são fatores que contribuem, por exemplo para que Reguengos de Monsaraz, seja a “Capital Europeia do vinho 2015”, de igual forma, a existência de uma nova oferta turística associadas ao grande lago Alqueva, e ao seu céu estrelado, configura igualmente novas oportunidades, destacando-se o surgimento da primeira reserva Dark Sky, a obter certificação da Fundação Starlight Tourism Destination. Mais recentemente, a elevação do “Cante Alentejano” a património imaterial da Humanidade, são no seu conjunto, atributos de um território, que levam a que esta região e o Alentejo em geral, seja atualmente um dos destinos turísticos internacionais mais apetecíveis.

Por seu turno, o setor agrícola e agroindustrial, tem observado a instalação de novas culturas na região, fruto da disponibilidade de água oriunda do Sistema de Rega de Alqueva, o que fazem com que este setor esteja em franco crescimento, o que muito contribui para a economia da região, e para o aumento das exportações do País.

Em suma, Alqueva e o Alentejo, podem e devem assumir a “ESPERANÇA”, para Portugal, pela forte valorização dos seus recursos, e pela aposta na “Excelência”, dos seus produtos e serviços, fórmula fundamental para a potenciação destas fileiras económicas, capazes de gerar riqueza e emprego, e ao mesmo tempo promoverem um novo modelo ordenamento do Território.

Conscientes do Potencial da Região, a ATLA – Associação Transfronteiriça do lago Alqueva, liderou e articulou, a construção de uma estratégia de desenvolvimento Integrado e Sustentável para o território de Alqueva, corporizado pela articulação e vontades dos principais agentes de Desenvolvimento Públicos e Privados, ao nível Local, transregional e transfronteiriço, estratégia esta espelhada no Plano de Ação da ATLA para o período 2014 – 2020, numa lógica de Especialização Inteligente do território de Alqueva. Considera assim esta associação, que só através de uma Gestão Territorial Integrada, e de uma boa adequação dos instrumentos financeiros do novo Quadro comunitário, é que será possível garantir o crescimento e desenvolvimento Socioeconómico deste território.

Com base nestas premissas, o presente “Plano de Ação da ATLA”, está construído, no pressuposto de enquadramento das diretrizes emanadas no “Acordo de Parceria do Governo Português”, e demais planos nacionais e Regionais, valorizando ainda as diretrizes Europeias, emanadas no regulamento (EU) nº 1301/2013 do Parlamento Europeu e do Conselho de 17 de Dezembro de 2013. Desta forma este Plano identificou 4 eixos estratégicos de atuação, nomeadamente: Eixo 1: Ambiente e Ordenamento do território; Eixo 2: Inovação, Empreendedorismo e Competitividade; Eixo 3: Turismo, e um quarto Eixo de Ações transversais aos demais eixos.

A construção de um futuro melhor, assenta na Esperança, e no encontrar e promover de soluções, a desenvolver em conjunto e de forma integrada, que passam necessariamente por valorizarmos os critérios de diferenciação positiva que possuímos, motivos que levam “Alqueva a Desafiar Portugal”!

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta