Colóquio “Sobre a Realidade dos Moinhos de Vento Portugueses”

0

A Academia Itinerarium XIV da Ribeira de Muge, em coorganização com a Junta de Freguesia da Raposa, irá promover no próximo dia 21 de maio, a partir das 14.30h, um colóquio “Sobre a Realidade dos Moinhos de Vento Portugueses”.

Este evento, que terá lugar num antigo moinho de água que hoje é a Casa da Cultura da Raposa (na aldeia da Raposa – Almeirim), tem como um dos objetivos trazer a um lugar onde predominaram os moinhos de água a outra face da atividade moageira.

Programa:

14.30 – Receção aos convidados e inscritos

15.00 – Sessão de Abertura

15.20 – Painel “Sobre a Realidade dos Moinhos de Vento Portugueses”, com a moderação de Maria Nélia Castelo. Intervenções:

– “Os Moinhos de Vento do Distrito de Aveiro”, por Armando Ferreira (investigador na área da molinologia e uma referência no estudo da molinologia em Portugal).

– “Moinhos com Novos Ventos”, por Fátima Nunes (moleira e mentora da candidatura dos moinhos de vento do Oeste a Património da Humanidade).

– “Moinhos de Vento da Região da Ribeira de Muge: o labor do vento em terra de moinhos de água”, por Samuel Rodrigues Tomé (investigador da área do património)

– “Metodologias Arqueológicas aplicadas ao Estudo dos Moinhos de Vento”, por Sílvia Casimiro e Rodrigo Garnelo Merayo (arqueólogos e coordenadores de uma escavação arqueológica num moinho de vento na Glória do Ribatejo)

16.40 – Debate

17.10 – Momento Cultural

A participação no colóquio é livre, sendo pedida inscrição apenas para quem pretenda certificado de participação e pasta de documentação. As inscrições, já abertas, podem ser feitas por formulário próprio (disponível no blog da Academia Itinerarium XIV), ou para o email academia.xiv@gmail.com e ainda o telefone 243 566 166 (sede da Junta de Freguesia da Raposa).

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta