O Life MarPro apresenta a pardela-balear

0

A pardela-balear (Puffinus mauretanicus) é uma das aves marinhas mais ameaçadas da Europa, por ter uma população relativamente pequena, que enfrenta graves ameaças em terra (no arquipélago das Baleares onde nidifica) e no mar (onde passa grandes períodos, sendo a costa continental portuguesa uma das áreas mais importantes). O projeto Life MarPro com este novo vídeo pretende alertar para a situação dramática que a espécie enfrenta, diretamente ligada à atividade piscatória e às capturas acidentais em artes de pesca. Uma situação que pode ser evitada se Organizações Não Governamentais de Ambiente e pescadores trabalharem em conjunto para encontrarem soluções benéficas para todos e sobretudo para a vida selvagem. A colocação de painéis de contraste nas redes de pesca é uma das medidas que está a ser testada pela SPEA e tem tido resultados prometedores. Nem as aves marinhas ficam presas, onde muitas vezes acabam por morrer afogadas, nem os pescadores ficam com as suas artes danificadas.

Para o projeto Life MarPro “Conservação das espécies marinhas protegidas em Portugal Continental” um dos principais objetivos é reduzir os conflitos existentes entre a atividade piscatória e as aves e mamíferos marinhos.

Este projeto é co-financiado pelo programa LIFE da União Europeia, pela SPVS (Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem) e resulta de uma parceria entre a Universidade de Aveiro, a Universidade do Minho, a SPEA, o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) e ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas).

O Life MarPro apresenta a pardela-balear from SPEA on Vimeo.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta