Por aqui há bicho

0

À descoberta da fauna em Cacela com o biólogo André Pinheiro no dia 28 Abril (Domingo).
Ponto de encontro: 9h30 em Santa Rita

Este percurso explorará uma pequena parte do que a Mata da Conceição tem para oferecer – um refugo de natureza escondida nos pés da Serra do Caldeirão. Tentaremos ouvir espécies tão interessantes como o pica-pau-verde ou a toutinegra-de-cabeça-preta, enquanto que pelos caminhos procuraremos rastos de raposa-vermelha ou ouriço-cacheiro. Ao longo do percurso discutiremos o que esta paisagem tem de original e as ameaças que se vão aproximando de todos os lados.

André Pinheiro, licenciado em Biologia Aplicada, começou o seu percurso laboral no Algarve, num estágio de mestrado no RIAS (Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa), onde começou uma afinidade cada vez mais notória com a fauna silvestre, nomeadamente com o grupo das aves. Daí, seguiu caminho para Cabo Verde para trabalhar na protecção de Tartarugas e, de volta a Europa, trabalhou ainda na Áustria em projectos de reintrodução de Falcão-sacre e Coruja-dos-urais. Depois ainda fez “o desvio” pela Austrália, onde trabalhou três meses com o pequeno Diamante-mandarim e regressou à Península Ibérica em 2016 para trabalhar em Espanha no controlo de mortalidade de aves em linhas eléctricas em Andaluzia e Estremadura. Em 2017 “aterra” novamente no Algarve – desta vez em Loulé – onde trabalha desde então com a Associação Almargem, a mais antiga ONG do Ambiente do Algarve, assumindo o posto de Coordenador de Educação Ambiental. Na Almargem, está responsável pela dinamização de actividades de educação ambiental com os mais jovens através do Centro Ambiental de Loulé e coordena também outros projectos, como é o caso do Festival de Observação de Aves & Actividades de Natureza de Sagres.

Informações
Os percursos realizam-se aos Sábados e Domingos, entre Abril e Outubro.
Pontos de encontro em Santa Rita no CIIPC (antiga escola primária), Cacela Velha (junto à cisterna), ou Vila Real de Santo António (em frente ao Arquivo Histórico Municipal), consoante o percurso.
Para os passeios diurnos deverá trazer merenda, cantil com água, calçado confortável, roupa leve, chapéu e protector solar. Para os percursos nocturnos deverá trazer roupa quente, calçado confortável e lanterna.
A organização reserva-se o direito de anular a realização de percursos caso se verifiquem condições climatéricas adversas.

Inscrições
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela
Antiga Escola Primária de Santa Rita
Tel. 281 952600 | ciipcacela@gmail.com | http://ciipcacela.wordpress.com
As participações são limitadas. Inscreva-se com antecedência, deixando o nome e contacto.
Valor de inscrição – 3€.

Organização
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta