Pintura mural na raia transmontana no século XVI

0

Já está disponível – online e nas lojas Património a Norte – o nono número da coleção monográfica “Património a Norte”, dedicado à pintura mural.

“Pintura mural: a raia transmontana no século XVI” identifica, descreve e carateriza – formal e tecnicamente – 35 dos principais núcleos de pintura mural do nordeste de Portugal.
Distribuídos por 4 concelhos – Miranda do Douro, Mogadouro, Alfândega da Fé e Torre de Moncorvo -, com paralelos formais e estilísticos na “raia” espanhola, o leitor é levado a conhecer os locais, as técnicas, as “oficinas”, a estética, a simbologia e o imaginário associado a este fenómeno cultural, artístico, religioso e popular tão marcante da “raia” transmontana de século XVI, constituindo-se hoje como uma das maiores heranças culturais comuns entre Portugal e Espanha.
A exemplo das restantes publicações da Coleção Património a Norte, também a publicação “Pintura mural: a raia transmontana no século XVI” é enriquecida com a disponibilização de vários conteúdos multimedia, pelo que a presente revista inclui a oferta de óculos de realidade virtual, visando otimizar a experiência dos leitores.
A publicação “Pintura mural: a raia transmontana no século XVI” vem complementar duas publicações já anteriormente editadas nesta Coleção: o segundo número versa sobre “A Pintura Mural no Museu de Alberto Sampaio”; enquanto o quarto número é dedicado ao tema “Pintura mural: intervenções de conservação e restauro”.
“Pintura mural: a raia transmontana no século XVI” é publicado no âmbito do projeto PATCOM – Património em Comum, numa parceria da Direção Regional de Cultura do Norte e a Direção-Geral de Património da Junta de Castilla y León, o qual visa o estudo, valorização e divulgação do património em comum na zona raiana entre Trás-os-Montes e Castela e Leão.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.