Novas Invasões: História e contemporaneidade em Torres Vedras

0

Torres Vedras prepara-se para acolher a quarta edição do Novas Invasões entre os dias 2 e 5 de setembro. O festival evoca a época das Guerras Peninsulares e da construção das Linhas de Torres Vedras, ao mesmo tempo que apresenta uma vasta programação contemporânea em vários pontos da Cidade. O evento foi apresentado na manhã desta segunda-feira, 23 de agosto, no Parque do Choupal, um dos locais onde se irá desenrolar a programação do evento.
Torres Vedras desempenhou um papel muitíssimo importante na defesa do nosso território durante esse período” afirmou a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, recordando que o ponto de partida do Novas Invasões remonta ao século XIX mas que o festival “faz a ligação entre a nossa história e a contemporaneidade”.
Este ano, o Novas Invasões continua a ter entrada gratuita, sendo necessário, no entanto, apresentar bilhete. O evento terá capacitada limitada e estará dividido em vários recintos, numa edição adaptada aos tempos de pandemia que ainda se vivem.
A realização desta quarta edição do festival Novas Invasões é, em si, um gesto de resistência e de afirmação do papel insubstituível das artes e da cultura na vida das pessoas e das comunidades” realçou a vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Ana Umbelino, enfatizando a importância da realização do evento “nesta fase de transição que estamos a viver.
Segundo Ana Umbelino, “este festival, à semelhança do que sucedeu nas edições anteriores, toma o espaço público como palco”, com o evento a dividir-se entre o Parque do Choupal, a Praça Alberto Avelino, o Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, o Mercado Oitocentista, o Convento de Nossa Senhora da Graça e a Tenda Pedagógica.
Além das recriações históricas e da programação contemporânea, o programa do Novas Invasões inclui a primeira edição do Festival de Cinema Documental Máscaras e Mascarados, nos dias 3 e 4 de setembro, no Centro de Artes e Criatividade.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.