Apresentação da XX Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo

0

Teve lugar, no dia 3 de março, no Salão Nobre do Antigo Picadeiro Real, na Praça Afonso de Albuquerque, em Lisboa (antigo Museu dos Coches), a apresentação oficial da XX Romaria a Cavalo, a edição que marca o regresso deste grande evento equestre nacional, após dois anos de interrupção motivados pela pandemia.

Esta apresentação contou com a presença dos autarcas da Câmara Municipal da Moita, Carlos Albino e da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luís Miguel Duarte, bem como a dos representantes da Associação Equestre de Viana do Alentejo, Rui Moisés, da Associação dos Romeiros da Tradição Moitense, Miguel Almeida e do pároco de Viana do Alentejo, Abraão Mwaikafana. A sessão contou ainda com a participação da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira e do presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, Vítor Costa.
É com grande expectativa, que todos esperam pelo regresso desta tradição”, afirmou o presidente da Câmara Municipal da Moita, Carlos Albino, manifestando “dupla satisfação: não só pela continuidade de uma tradição que nos define e que atrai visitantes de todo o país à Moita”, mas também por significar um progressivo regresso à normalidade após dois anos de pandemia. Também o presidente da Câmara Municipal da Viana do Alentejo, Luís Miguel Duarte, demonstrou enorme satisfação neste regresso da romaria, sublinhando “o peso forte que representa para a economia local”. A Secretária de Estado classificou esta romaria como um “abraço cultural entre os dois concelhos” e expressou o seu desejo de que “se possam continuar a preservar estes valores por muitos anos, como tão bem têm feito”.
Os representantes da Associação Equestre de Viana do Alentejo, Rui Moisés e da Associação dos Romeiros da Tradição Moitense, Miguel Almeida sublinharam na sua intervenção que foram já iniciados os trabalhos de preparação dos caminhos e dos cavalos para a romaria. “Vamos dar a partida com um percurso ótimo e com a expectativa de voltarmos mais uma vez a crescer“, quer em número de participantes, quer em número de visitantes à Moita e a Viana do Alentejo, referiram, convidando todos a estar presentes.
A Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo decorre entre 20 e 24 de abril e tem início na Moita, na manhã do dia 20 de abril (9:00h), com chegada prevista a Viana do Alentejo a 23 de abril, ao final da tarde, após o percurso de 150 quilómetros por terra batida e quintas, em que os inúmeros romeiros viajam atrás do carro-andor que transporta a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da vila moitense. A história da Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo remonta a uma tradição antiga, em que os lavradores da Moita se deslocavam ao Santuário da Nossa Senhora D’Aires com os seus animais, fazendo o percurso pela antiga Canada Real, para pedir proteção e boas colheitas.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.