Visita noturna ao Santuário Romano de Panóias

0

No âmbito das Jornadas Europeias de Arqueologia, a Direção Regional de Cultura do Norte promove uma Visita Noturna ao Santuário Romano de Panóias, em Vila Real, no próximo dia 16 junho, a partir das 21 horas.
O Santuário Romano de Panóias, construído no Séc. III da nossa era, é um testemunho singular do culto de Ísis e Serápis na Península Ibérica.
É constituído por um recinto em que se encontram (entre outras) três grandes fragas onde foram talhadas várias cavidades, de diversos tamanhos, bem como escadas de acesso.
Teria três templos, dos quais apenas temos hoje as fundações. Numa das rochas foram também gravadas inscrições (em grego e em latim), referentes às atividades religiosas que aí se realizavam, nomeadamente as instruções dos rituais celebrados em Panóias, a identificação dos deuses e do dedicante. Existem, portanto, em Panóias testemunhos de um rito de iniciação dos mistérios das divindades infernais.
A visita noturna tem como objetivo observar as inscrições (uma em grego e três em latim), com técnicas de luz rasante, permitindo a sua leitura.

A participação é gratuita, mas requer inscrição obrigatória.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.