Geoparques Portugueses na Assembleia da República

0

Um país. Quatro geoparques. O mesmo objetivo. Naturtejo, Arouca, Açores e Terras de Cavaleiros são os quatro geoparques portugueses que, juntos, pretendem promover, divulgar e valorizar os recursos endógenos dos territórios geoparques, com especial ênfase no património de cada região.

Sob o mote «Geoparques: uma realidade de desenvolvimento sustentável» estes geoparques estarão presentes na Assembleia da República, de 14 a 18 de janeiro de 2013, com o intuito de sensibilizar o poder político para a dinâmica dos geoparques, enquanto motores de desenvolvimento de um território.

A inauguração realizar-se-á a 15 de janeiro e será presidida pela Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves. Dia, também, dedicado ao Geopark Naturtejo. O dia 16 será dedicado ao Arouca Geopark e, em simultâneo, decorrerá o colóquio «Geoparques: uma realidade de desenvolvimento sustentável», no auditório do edifício novo da Assembleia da República. Neste dia, o Arouca Geopark terá as suas mascotes – Trilobite e Pedra Parideira – para animar o espaço e contará com a colaboração do Orfeão de Arouca para enriquecer esta iniciativa. Os dias 17 e 18 serão dedicados aos projetos Geoparque Açores e Geoparque Terras de Cavaleiros, respetivamente.

Durante esta semana estará patente uma Mostra dos Geoparques Portugueses, dedicada aos quatro geoparques, onde cada um terá um stand individual.

Programa do Colóquio

9H00 – 9H20: Sessão de abertura do Colóquio “Geoparques: Uma realidade de desenvolvimento sustentável”

Mesa: Presidente da Assembleia da República, Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia da República, Presidente da Comissão Nacional da UNESCO, Deputada Maria José Castelo Branco e Representante da UNESCO

9H20 – 9H45 – Intervenção do representante da UNESCO

09H45 – 10H00 – Apresentação do vídeo promocional sobre a Rede Europeia de Geoparques

10H00 – 10H20 – Apresentação do Geopark Naturtejo da Meseta Meridional – Armindo Jacinto

10H20 – 10H40 – Apresentação do Arouca Geopark – Margarida Belém

10H40 – 11H00 – Geopausa

11H00 – 11H20 – Apresentação do Projeto Geoparque Açores – João Carlos Nunes

11H40 – 12H00 – Apresentação do Projeto Geoparque Terras de Cavaleiros – Beraldino Pinto

12H05 – 12H25 – Apresentação pública do Comité Português para o Programa Internacional de Geociências da UNESCO (IGCP) e do Fórum Português de Geoparques

12H25 – 12H45 – Debate

12H45 – 13H00 – Encerramento do Colóquio

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta