Guia do Parque Florestal de Monsanto

3

Os segredos do Parque Florestal de Monsanto, postos a descoberto pelo Guia apresentado nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa, no passado dia  14 de Fevereiro, estão agora ao alcance de todos – actuais utilizadores, amantes da Natureza ou lisboetas à procura do que a cidade tem de melhor.

O Guia, que conta com um prefácio escrito a duas mãos (do presidente da Câmara, António Costa, e do vereador do Pelouro do Ambiente e Espaços Verdes, José Sá Fernandes), apresenta toda a informação útil que se espera de um pequeno livro deste género (acessos, percursos pedestres e cicláveis, equipamentos, sistemas de vistas) e diversos artigos que ajudam a pôr a descoberto os segredos da sua flora (sabia que aqui, entre os carvalhos e a vegetação mediterrânica, crescem diversos tipos de orquídea?), da sua fauna (sabia que 65 espécies de aves residentes convivem com coelhos e esquilos) e dos seus fungos (sabia que nas encostas úmbrias e húmidas, protegidos pela vegetação mais frondosa, se esconde centena e meia de espécies de cogumelos?).

Para David Travassos, responsável pela coordenação editorial do Guia, esta publicação irá revelar muitos aspectos fascinantes da vida do Parque, postos a descoberto por um leque de articulistas, profundos conhecedores das matérias. Quatro artigos introdutórios sobre a História do Parque (Álvaro Tição), a sua Geomorfologia e o seu contexto hidro-climático (Nuno Pereira) e as suas características florestais (Carlos Souto Cruz), ajudam o leitor a penetrar nas realidades deste complexo e diversificado sistema ecológico. “Monsanto foi uma escola para muitos de nós e é uma jóia para a cidade”, sintetizou Fernando Catarino, antigo director do Jardim Botânico da Faculdade de Ciências. Apelando às suas memórias, o prestigiado académico recordou os tempos, em 1952, quando os pinheiros recém plantados não ultrapassavam a altura de uma pessoa (o Parque foi implantado, entre 1934 e 1940, sobre escalvados e pedregosos terrenos, esgotados por séculos de culturas cerealíferas e exploração de pedreiras de basalto). Para Fernando Catarino, este é “um Guia precioso, com artigos criteriosos” para ajudar todos a descobrir o Parque.

Índice

Prefácio; Introdução; Mapa Geral de Monsanto; Breve História – Do Sílex à Reflorestação; Geomorfologia – A Herança Vulcânica de Monsanto; Clima e hidrologia – Uma Ilha Mais Fresca no Verão; Evolução da Vegetação em Monsanto – O Renascimento de Uma Floresta

Flora

A Flora de Monsanto; A Vegetação Mediterrânica; O Género Quercus; As Orquídeas.

Fauna

As Aves de Monsanto; Mamíferos, Répteis e Anfíbios de Monsanto; Fungos – Os Cogumelos de Monsanto;.

Equipamentos

Espaço Monsanto; Espaço Biodiversidade; LxCRAS – Centro de Recuperação de Animais Silvestres de Lisboa.

Parques Recreativos

Equipamentos Desportivos Municipais; Jardim do Palácio Fronteira – Uma Referência Histórica.

Percursos Pedestres

Introdução aos Percursos Pedestres; Mapa Geral dos Percursos Pedestres; Percurso 1 – Pelo Corredor Verde “Parque Eduardo VII-Monsanto”; Percurso 2 – A Volta do Planalto; Percurso 3 – A Rota da Água; Percurso 4 – A Caminho das “Seis Pedreiras”; Percurso 5 – Pelo “Montado” de Monsanto; Percurso 6 – Percurso dos Moinhos do Mocho; Percurso 7 – Da Alameda Keil do Amaral aos Montes Claros; Percursos de Bicicleta – Pedalar em Monsanto.

O preço de capa do Guia será de 10 euros e estará  à venda na Livraria Municipal, no Espaço Monsanto (que é um centro de interpretação em pleno parque florestal) e nas lojas da FNAC da zona de Lisboa.

Partilhe

Acerca do Autor

3 comentários

  1. Maria Joaquina Esteves Feijão Ligado

    Onde posso adquirir esta obra? Hoje dirigi-me à CML (Campo Grande) com o propósito de adquirir este livro mas, infelizmente, ninguém (nem no Centro de documentação no primeiro andar) me soube responder. Muito agradeço que me informem.
    Gratos cumprimentos,
    Joaquina Feijão

    • Obrigado pelo seu comentário.
      O Centro de Interpretação de Monsanto será o local ideal para ter mais informação sobre o Guia do Parque Florestal de Monsanto.
      Contacto
      +351 218 170 200
      Estrada do Barcal
      Lisboa

  2. Maria Joaquina Esteves Feijão Ligado

    Enviei agora mesmo a pergunta, mas creio que não coloquei o Título da obra: Guia do Parque Florestal de Monsanto, sobre onde posso comprar esta obra. Muito Obrigada