Datas: 5 de dezembro de 2025 – 3 de maio de 2026
Local: Museu Guggenheim Bilbao
Curador: Manuel Cirauqui
Patrocínio: Iberdrola
Arts of the Earth reúne obras do último século até aos dias de hoje, abrangendo meios como escultura, instalações, desenho e performance, para além de uma vasta seleção de materiais de arquivo, maquetes arquitetónicas, peças de artesanato e trabalhos de design.

Abarcando uma grande variedade de referências à atividade artística em contextos naturais — da Land Art à Arte Povera e ao conceptualismo ativista — a exposição segue o fio condutor dos materiais (terra, folhas, ramos, papéis e têxteis, documentos de arquivo) para ligar as obras, transcendendo as etiquetas dos movimentos e tendências estabelecidos.

A mostra apresenta obras de mais de quarenta artistas de culturas radicalmente diversas, incluindo nomes como Giovanni Anselmo, Joseph Beuys, Heidi Bucher, Mar de Dios, Jean Dubuffet, Agustín Ibarrola, Richard Long, Ana Mendieta, Fina Miralles, Asier Mendizabal, Delcy Morelos, Frederick Ebenezer Okai, Gabriel Orozco, Asad Raza, Michelle Stuart, Meg Webster e Héctor Zamora.

Algumas galerias obedecem a um protocolo especial de iluminação, temperatura e humidade para acolher e garantir o bem-estar de espécies vegetais, incluindo uma instalação que reúne 26 árvores de várias espécies locais, que serão replantadas no País Basco após o fim da exposição.

O Museu Guggenheim Bilbao apresenta Arts of the Earth, uma exposição ambiciosa que explora a forma como a arte contemporânea interage com o solo enquanto espaço material e ecossistema partilhado. Em linha com o compromisso institucional do Museu para com a sustentabilidade ambiental, Arts of the Earth oferece uma cartografia multidisciplinar e diversa de formas artísticas — incluindo as artes visuais, a arquitetura, o design e o artesanato — que proporcionam um instantâneo do inventário de ferramentas, possibilidades e cenários futuros perante as alterações climáticas e a crise ecosocial que o nosso planeta atravessa. A exposição é patrocinada pela Iberdrola, que nesta ocasião também empresta três obras da sua coleção.