Entre Portas: Gastronomia e Arquitetura de excelência

0

Na nossa jornada, promovida pela CIM Beiras e Serra da Estrela, fomos conhecer o restaurante Entre Portas, em Pinhel.
Em pleno centro histórico, o restaurante Entre Portas merece uma visita atenta não só pela excelência da sua oferta gastronómica mas, também, pelo elaborado projeto arquitetónico de reconversão do espaço. Só quando entramos no restaurante temos a real dimensão da obra de arquitetura!

Mas, um restaurante, não se afirma apenas pela sua arquitetura e, no Entre Portas, o cardápio é de excelência!
A entrada foi uma deliciosa bruchetta com queijo da serra, cogumelos salteados e mel da encosta do Côa. De seguida, bochechas de porco confitado com favas (sem casca) esmagadas e farinheira da região. A finalizar e, à sobremesa, um folhado de queijo de ovelha com uma compota de papaia.
No Entre Portas dá-se um grande enfoque aos produtos da região e, a nossa refeição, foi acompanhada por vinhos (o branco, uma Grande Escolha e, o tinto, um Reserva) da adega cooperativa de Pinhel.
Uma refeição forte, requintada no paladar e com uma apresentação cuidada. Um verdadeiro hino à Beira Interior!

Arquitetura, a recuperação do espaço
Projeto: depA / Arquitetos
Área: 280 m²
Ano: 2017
Uma antiga casa, bem no coração de Pinhel, alberga um novo bar-restaurante, programa e projeto que querem marcar positivamente o centro histórico da cidade. Da antiga casa, soturna e compartimentada, tirou-se proveito das paredes perimetrais em pedra e cobertura em estrutura de madeira, tendo-se construído a partir desses elementos, a par da demolição dos demais, um espaço amplo e luminoso. Neste novo miolo, e a partir também do pré-existente bloco rochoso, cresceu uma volumetria pétrea, em concreto à vista, que determina o espaço e a distribuição das várias áreas funcionais do programa.
O espaço destinado às instalações sanitárias, foi escavado na rocha reforçando a ideia de uma forte experiência espacial e material com a pré-existência. Ainda no piso térreo a zona de cafetaria/bar é habitada pela dicotomia entre a rocha cortada e a atmosfera dos volumes em concreto armado. O piso superior, dividido centralmente pelas escadas e pelo volume da copa, ambos em concreto, alberga uma sala de refeições e um bar lounge que dialoga com o piso inferior através de um pé-direito duplo.
No interior, ao ambiente pétreo e distinto dado pelos corpos em concreto e pedra, pretende-se que seja devolvido o conforto e o aconchego dos elementos em madeira, tanto da estrutura da cobertura pré-existente, como o dos novos elementos e mobiliário em madeira, aos quais se fará sobrepor um tratamento cuidado da luz ambiente, que se quer quente e apaziguadora. A madeira e a luz em conjunto, desenham também cenários especiais como é o caso das garrafeiras. O tratamento dado à fachada voltada para a praça principal da cidade procura dotar o edifício de uma linguagem necessariamente contemporânea, coerente com a intervenção interior, contudo dentro da lógica compositiva própria de um centro histórico
”. Fonte: depA

Contactos
Restaurante Entre Portas
Pinhel | Largo Ministro Duarte Pacheco
Tel.: +351 962 026 467

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.