Museu Guggenheim Bilbau apresenta Maria Helena Vieira da Silva

0

Anatomia do Espaço
Datas: de 16 de outubro de 2025 a 22 de fevereiro de 2026
Curadora: Flavia Frigeri

A ideia do espaço é um tema central na obra de Maria Helena Vieira da Silva: as suas composições, que apresentam estruturas labirínticas, ritmos cromáticos e perspetivas fragmentadas, captam a essência de um mundo em perpétua transformação.

Vieira da Silva dissipou as fronteiras entre paisagens urbanas reais e imaginárias e foi mais além das referências formais à cultura visual portuguesa e a movimentos de vanguarda como o cubismo e o futurismo.

Ao longo da sua carreira, Vieira da Silva desenvolveu uma linguagem pictórica única, na qual a corporeidade do espaço se funde com as implicações do tempo e da memória.

O Museu Guggenheim Bilbau apresenta Maria Helena Vieira da Silva: Anatomia do Espaço, uma exploração em profundidade da evolução da linguagem visual da artista francesa de origem portuguesa, Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992). Ao longo de oito secções temáticas, a exposição analisa os momentos essenciais da carreira de Vieira da Silva desde a década de 1930 até ao fim da de 1980, prestando especial atenção ao seu interesse pelo espaço arquitetónico, onde dissipou as fronteiras entre paisagens urbanas reais e imaginárias e foi mais além das referências formais à cultura visual portuguesa e a movimentos de vanguarda como o cubismo e o futurismo.

Nascida em Lisboa, Vieira da Silva formou-se nessa cidade e em Paris. A ideia do espaço converteu-se em tema central na sua obra, na qual funde tradição e modernidade. As suas composições, que apresentam estruturas labirínticas, ritmos cromáticos e perspetivas fragmentadas, captam a essência de um mundo em perpétua transformação.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.