O Município de Ponte de Lima vai assinalar a “Semana da Floresta Autóctone”, que decorrerá de 17 a 23 de novembro, com um conjunto de iniciativas dedicadas à valorização e preservação do património florestal do concelho.


Nesta semana, em que as ações previstas têm como principal objetivo sensibilizar toda a população para a importância da Floresta Autóctone, também será dedicada a devida atenção à manutenção dos bosques já criados ao Abrigo do Projeto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho”. Trata-se de uma oportunidade para refletir sobre o papel essencial das espécies autóctones na conservação da biodiversidade, na proteção dos solos e na mitigação das alterações climáticas.
Ao longo destes sete dias, para além de atividades de controlo de espécies invasoras, serão desenvolvidas diversas ações nos 10 bosques do Projeto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho”. As ações incluirão trabalhos de manutenção, reflorestação e ações de sensibilização ambiental, realizadas em estreita colaboração com as equipas de Sapadores Florestais, a Associação Florestal do Lima, o Gabinete Técnico Florestal, os Agrupamentos de Escuteiros e os colaboradores do Serviço Área Protegida.
Com esta iniciativa, o Município pretende reforçar o compromisso com a preservação do património natural e fomentar o envolvimento da comunidade na defesa e promoção das florestas autótones.
Consulte o programa em: www.cm-pontedelima.pt