Presépio de Rua na vila medieval de Monsaraz

0

Presépio de Rua com novas figuras em tamanho real regressa à vila medieval de Monsaraz e vai fazer alusão à vitivinicultura e à olaria.

O Presépio de Rua com figuras em tamanho real vai regressar no sábado, dia 1 de dezembro, à vila medieval de Monsaraz. A inauguração realiza-se às 17h e o presépio poderá ser apreciado até ao dia 6 de janeiro.

O Presépio de Rua terá 46 figuras e vai estar distribuído pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo, local onde haverá uma choupana com a manjedoura e o conjunto principal, a Virgem, São José e o Menino. A autora do Presépio, a escultora Teresa Martins, criou mais três figuras este ano, nomeadamente um cavalo puro-sangue árabe com um guarda montado que estará à entrada de Monsaraz, uma figura feminina que ficará junto a uma talha e que será enquadrada numa área onde será feita uma alusão à vitivinicultura e à olaria, e uma rapariga com um cesto no braço que integrará o elenco.

Monsaraz vai receber a representação da Natividade com este presépio formado por figuras construídas a partir de grandes estruturas de ferro e rede recobertas por panos de cor crua, impermeabilizados e tratados para o efeito, com as caras e as mãos feitas em cerâmica. Este ano todas as figuras foram novamente pintadas com tons pastel, rosa velhos e lilases.

Pelo décimo terceiro ano consecutivo, o Município de Reguengos de Monsaraz apresenta esta iniciativa de promoção turística com méritos firmados e elevada criatividade no domínio da animação temática de conjuntos históricos. Todas as figuras vão estar iluminadas, resultando num efeito visual apreciável para os visitantes que se deslocarem à vila histórica durante a noite.

Os milhares de turistas que se deslocam a Monsaraz durante esta época do ano podem fazer um percurso pelas ruas históricas “acompanhados” pelas figuras que representam a Natividade, como os Reis Magos, os guardas do castelo, o pastor, a lavadeira, a fiadeira e o almocreve. Em cada ano, as figuras são colocadas noutros locais da vila medieval, atribuindo-lhes um sentido diferente.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta