Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima melhorado

0

O Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima concluiu um conjunto de melhoramentos em várias das suas valências, com vista à recepção do elevado número de Peregrinos que se esperam durante o presente ano em que se celebra o Ano Santo Compostelano, também designado Ano Jacobeu.

As intervenções foram realizadas ao nível da lavandaria, onde foram criados um maior número de estruturas de lavagem de roupa, bem como a instalação de estendais, fixos e móveis. Na cozinha, sistemas de exaustão e aquisição e instalação de mais electrodomésticos, são outros destaques a ter em conta. Nas casas de banho foram colocados bancos de apoio e reforçou-se a quantidade de dispositivos para pendurar roupas

No entanto, a reestruturação de monta tem a ver com o número de camas disponíveis. Duplicou-se o número, passando-se das 30 camas até agora existentes para 60, mais resistentes que as anteriores e produzidas nos Serviços de Carpintaria do Município, sendo 40 camas individuais, com armários de apoio, no segundo piso (águas furtadas) e 10 beliches (20 camas) ao nível do primeiro piso. Rentabilizou-se, com esta reestruturação, o espaço, sem prejuízo da comodidade e bem estar de todos os que ali procuram abrigo e um leito para descansar depois de uma longa jornada de Caminho.

Relembre-se os distintos serviços que o Albergue de Peregrinos disponibiliza a todos os que calcorreiam os trilhos medievais: Recepção, Cozinha totalmente equipada, Sala de Refeições, Lavandaria (lavagem de roupas à mão) e estendais para secagem de roupas, Sala de Estar/Convívio, Instalações sanitárias com água quente e Dormitórios.

Consideramos que estão reunidas todas as condições para uma grande e marcante recepção aos Peregrinos – tanto para os de Santiago como para os de Fátima, desde que munidos da competente Credencial de Peregrino, obrigatória para o acesso ao Albergue de Peregrinos –, realçando mais uma vez que o papel marcante que Ponte de Lima representa no contexto do Caminho Central Português para Santiago de Compostela, que muitos pretendem relevar, o que será impossível pois o trabalho em prol dos Peregrinos e do Caminho Português de Santiago, no seu mais documentado e antigo traçado conhecido, está bem patente e à vista de todos.

Saliente-se, a propósito, que as estimativas apontam para cerca de 20 000 Peregrinos a percorrer o Caminho Central Português neste Ano Santo 2010.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.