Raridade americana nidifica em Sta.Maria, nos Açores

0

Uma espécie de ave costeira de origem americana foi observada a nidificarpela primeira vez em Santa Maria, nos Açores, durante o mês passado.Este registo de nidificação do Borrelho-de-coleira-dupla (Charadrius vociferus) é o primeiro verificado para a Europa, embora esta espécie tenha sido observada nos Açores esporadicamente nos últimos anos, principalmente durante o Inverno.

Segundo o site www.birdingazores.com, referência no registo destas ocorrências de aves menos comuns para a Região, existem 18 observações desta espécie no arquipélago, sendo que metade se registaram nos últimos 10 anos, mas nunca se tinha comprovado a sua reprodução.

A nidificação foi descoberta e acompanhada por Alan Vittery, um observador de aves de Santa Maria, que descobriu as aves durante o mês de Maio, tendo depois observado não só o casal de adultos como duas aves juvenis. Para este entusiasta das aves, o facto de se poder comprovar pela primeira vez a nidificação desta espécie em território europeu “é algo relevante não só para ilha mas também a nível internacional”. Segundo Luís Costa, Director Executivo da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, “este facto vem realçar um dos valores dos Açores para a Ornitologia: a frequente ocorrência de aves provenientes do continente americano”. A possibilidade de ver novas espécies de aves, traz todos os anos aos Açores um cada vez maior número de observadores de aves, muitos deles visitam a Região todos os anos. Ainda segundo Luís Costa “um exemplo é a presença nos últimos anos de mais de 30 observadores de aves na ilha do corvo durante os meses de Outono. A comprovar este olho atento dos entusiastas das aves nos Açores, a notícia foi alvo de atenção por parte da Revista Birdwatch [1], uma conceituada publicação britânica da especialidade e será um dos destaques na edição de Julho. Para Dominic Mitchel, o editor da Birdwatch, “será muito interessante poder acompanhar a evolução destas aves nos Açores durante os próximos anos” e será certamente “mais um importante contributo para a relevância dos Açores na ornitologia europeia”.

O sítio www.birdingazores.com é uma ferramenta muito utilizada por estes caçadores de raridades sendo possível verificar o elevado número de espécies raras na Europa que ocorrem nos Açores. O turismo ornitológico tem tido cada vez maior importância a nível mundial sendo um tipo de turismo geralmente de pouco impacto ambiental e que beneficia as populações locais essencialmente durante a época baixa do turismo mais tradicional.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta