Palácio da Brejoeira abre ao público ao fim de dois séculos

0

Situado na freguesia de Pinheiros, concelho de Monção, classificado como Património Nacional desde 1910, sendo propriedade privada, só agora decide abrir as suas portas a visitas, e partilhar toda a beleza e relíquias escondidas, saciando toda a curiosidade de tantos quantos passavam do lado de fora dos portões e o admiravam.

Ex-líbris da região do Alto-Minho, é uma grandiosa construção em estilo neo-clássico, dos princípios do século XIX. Casa senhorial, circundada de altos muros, ao gosto da época, com um frondoso parque de essências arbóreas centenárias e pouco vulgares. É um conjunto notável – Palácio, capela, bosque, jardins, vinhas e adega antiga (onde hoje estagia a prestigiada Aguardente Velha) – que seduz e encanta pela harmonia que dele emana. Para lá dos seus jardins, cultivam-se com esmero 18 dos 30 hectares da propriedade, com vinha de casta Alvarinho que Hermínia Paes transformou num dos mais emblemáticos vinhos da Sub-região de Monção.

Datada de 1806, o inicio da sua construção, a mando de um “rico morgado, fidalgo da Casa Real e cavaleiro da Ordem de Cristo” de nome Luís Pereira Velho de Moscoso é concluída em 1834. Em 1908 e já na posse de outro proprietário, conselheiro Pedro Maria da Fonseca Araújo, industrial e na altura Presidente da Associação de Comercio do Porto, inicia obras de restauro e remodelação, edifica-se a capela palatina e o teatro, revestem-se as paredes do átrio e escadaria de azulejos e no exterior reforma os jardins e o bosque riquíssimo em espécies exóticas, construindo ainda um belo lago. Em 1937, Francisco de Oliveira Paes, adquire para oferecer a sua filha e actual accionista maioritária, da Sociedade Anónima, que entretanto se constituiu em Julho de 1999.

Palácio construído na encantadora Quinta do Vale da Rosa, actual Quinta da Brejoeira, com grandes e luxuosos salões, imensa biblioteca, jardim de inverno, teatro, azulejos figurativos, pratas, loiças do oriente, mobiliário de madre pérola e pau-preto, tudo aqui é palaciano e pode a partir de agora ser visitado.

Um espaço a conhecer, onde os visitantes vão poder dizer: “eu estive no Palácio da Brejoeira”!

Visitas de Terça-Feira a Domingo, 9h30 às 12h00 e 14h30 às 17h00.

www.palaciodabrejoeira.pt

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta