Binóculos Steiner e a boa relação qualidade / preço

0

A empresa Nautiradar é a distribuidora da marca de binóculos Steiner em Portugal e Ricardo Inglês o responsável pelo o desenvolvimento de produto no nosso pais. Na nossa conversa tentamos saber mais sobre a estratégia da marca para Portugal.

Passear (P) – O que é a marca Steiner e em que áreas actua?

Ricardo Inglês (RI) – O fabricante alemão Steiner é o maior fabricante de binóculos e é reconhecido mundialmente há mais de 60 anos pela forma como se especializou na fabricação de binóculos com uma elevada qualidade e precisão.

Fundada em 1947, começa por desenvolver binóculos militares em conjunto com o exército alemão o que conferiu o aspecto robusto e profissional que ainda hoje é apanágio da Steiner. Esta reputação foi confirmada anos mais tarde, em 1989 quando foram premiados pelo Exercito dos Estados Unidos da América com o maior pedido de fornecimento de binóculos militares em todo o mundo.

O crescimento tem sido constante ao longo dos anos e os modelos abarcam actualmente diversos segmentos do mercado, o militar, o marítimo, o de caça, o de outdoor e o de observação de aves. Com alguns momentos que fizeram história nomeadamente a introdução do makrolon em 1967, um polímero de fibra de vidro reforçado nos revestimentos, e a introdução do primeiro binóculo com bússola em 1979.

Entre 2000 e 2006 o investimento efectuado no desenvolvimento de sistemas de produção mais aperfeiçoados e tecnologicamente avançados traduz o empenhamento da marca, não sendo por acaso que em 2006 o modelo Commander XP é considerado o melhor e mais avançado binóculo marítimo no mercado

Hoje, a Steiner é o lider de mercado mundial na produção de binóculos de qualidade para o uso náutico, caça, observação, outdoor e militar com produtos usados em  todo o mundo

P – O que representa o Outdoor e a Observação de Aves para a marca?

RI – O sector do Outdoor e especialmente o de Observação de  Aves são os  mercados   em maior crescimento a nível Europeu, e em Portugal ainda é um sector de actividade pequeno mas com um elevado potencial de crescimento.

Com  a maior divulgação do turismo de natureza em Portugal, que conta com cada vez mais adeptos e praticantes, faz com que este sector seja aliciante para a Steiner. 

Os últimos binóculos a serem desenvolvidos dentro da Steiner foram especialmente para este mercado e teve a colaboração de observadores de aves de todo o mundo.

P – Como é desenvolvido um novo equipamento/produto pela Steiner?

RI – A Steiner está em constante contacto com utilizadores profissionais dos diversos segmentos, de modo a receber feedback sobre novas ideias ou melhorias nos seus produtos. Estas ideias são geradas a partir duma intensa observação de mercado e transferência de tecnologias de outras indústrias que possam ser úteis. Seguidamente as novas ideias serão avaliadas com a equipa de investigação e desenvolvimento.

O contacto com profissionais e testes exaustivos em todo o processo de desenvolvimento asseguram que os produtos STEINER a melhor performance no segmento para o qual foram devenvolvidos.

A Steiner dispõe de um vídeo bastante interessante no seu site em http://www.steiner.de/en/made.php que mostra todo o processo de produção de um binóculo, que neste caso é um binóculo náutico.

P – Num universo de outras boas marcas existentes no mercado quais são os argumentos da Steiner para conquistar clientes?

RI – A elevada qualidade patenteada nos binóculos Steiner, coloca esta marca no chamado segmento premium e onde se encontram as principais marcas mundiais tais como a Swarovsky, Zeiss e Leica. 

O seu principal argumento é a sua relação qualidade – preço.

A Steiner tem a vantagem sobre os outros fabricantes referidos, de se dedicar em exclusivo ao desenvolvimento e fabricação de binóculos e por isso consegue canalizar todas as suas sinergias para este processo. Como resultado final obtém-se um produto de qualidade enormíssima e por um preço abaixo dos seus principais concorrentes.

O outro argumento forte da Steiner, na qual o consumidor hoje em dia começa a dar mais relevância, é o seu serviço pós venda e suporte logístico combinado com uma garantia do produto que varia entre os 10 e 30 anos. A Steiner dispõe de uma vasta rede de distribuição mundial, facilitando ao utilizador a procura para resolução de qualquer situação que o binóculo possa vir a apresentar.

P – Em Portugal como tem sido a evolução da marca e que quota de mercado pensa que tem?

RI – A quota de mercado varia em função do segmento e não é fácil fazer essa avaliação tendo em consideração a variedade de marcas que hoje em dia se consegue encontrar.

A Nautiradar é o distribuidor oficial da Steiner apenas desde os finais de 2008, apesar da representação da Steiner já existir em Portugal desde os anos oitenta. A marca tem tido uma evolução constante ao longo dos anos, nomeadamente no segmento da náutica onde a marca é a referência e muitas vezes considerada pelos seus utilizadores como uma peça digna de “colecção”.  No segmento da caça e no segmento mais profissional onde a marca dispõe de binóculos de elevada ampliação, em particular na observação de cetáceos, os resultados tem sido também interessantes.

Os binóculos para o segmento de outdoor e mais recentemente os para observação, lançados há cerca de 4 anos, têm tido uma evolução positiva mas mais lenta em virtude do mercado oferecer uma panóplia de binóculos de qualidade bem mais inferior mas com preços muito mais baixos, captando por isso mais facilmente os  clientes compradores deste tipo de produto.

P – Face ao crescimento que as actividades de Outdoor e Observação de Aves têm tido em Portugal qual é a estratégia da empresa na divulgação da marca Steiner?

RI – A estratégia para a marca Steiner tem passado essencialmente pela divulgação e exposição destes produtos. O contacto do cliente com o produto e a sua experimentação em cenários concretos, tem permitido uma avaliação e reconhecimento das várias qualidades que o binóculo da Steiner oferece. Graças a isso, foi possível estabelecer algumas parcerias com empresas ligadas a actividades no turismo de natureza.

Em paralelo a esta acção pretendemos construir uma rede de distribuição nacional que permita fazer chegar o produto mais facilmente ao cliente final em qualquer ponto do país.

A angariação destes agentes tem sido o maior obstáculo que temos enfrentado.

A preferência na maior parte das vezes recai sobre marcas a preços bastante inferiores, embora de qualidade incomparável.

 Por isso apostamos na forte divulgação desta marca, cientes de que os clientes que apostarem ficarão totalmente satisfeitos e adeptos da Steiner para sempre!

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta