Museu inaugura exposição sobre Santiago em Ano Jubileu

0

O Museu Municipal da Póvoa do Varzim irá inaugurar, no dia 27 de Novembro, às 17h30, uma nova exposição, “O culto a Santiago no Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, dedicada ao Ano Jubileu, ou Ano Santo, que atravessamos em 2010.Depois de percorrer o espaço e conhecer todas as peças numa visita guiada, o Museu Municipal convida-o para uma conferência por Ana Brito, responsável pelo restauro de uma das pinturas da nova exposição (um dos pormenores da pintura pode ser visto no cartaz do evento).   

O quadro foi guardado durante séculos na Capela de S. Roque, conhecida popularmente por “S. Tiago”. A obra encontrava-se bastante deteriorada por repintes, vernizes e danos na superfície e no suporte e foi restaurada com o patrocínio do Grupo dos Amigos do Museu da Póvoa de Varzim que quiseram, desta forma, associar-se à realização desta exposição e ajudar na conservação de um elemento do património local da maior importância como é este quadro. Entregue a uma empresa credenciada no restauro de obras de arte deste tipo o quadro ganhou de novo o seu esplendor, recordando, nesta exposição, períodos difíceis da nossa história passada, quando, muitas vezes, a ajuda do divino era a única com que os nossos pescadores podiam contar.

Desde a Idade Média que, nos anos em que o dia 25 de Julho (dia de Santiago) coincide com um domingo, é celebrado o Ano Jubileu em Santiago de Compostela, local onde se encontram os restos mortais do apóstolo. O Jubileu, que concede desde a sua origem indulgências especiais aos fiéis, estimula a visita de peregrinos de toda a Europa à Catedral de Santiago de Compostela. O Museu Municipal também se dedicará a celebrar o Ano lembrando a fé da região neste santo.  

Na inauguração da exposição ficará a conhecer a história de Santiago e a forma como se tornou tão importante para a comunidade piscatória da Póvoa de Varzim.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta