Parque Natural de Sintra-Cascais com Estratégia de Visitação

0

Já está em curso a primeira fase de implementação da Rede de Visitação e Interpretação do Parque Natural de Sintra-Cascais (RVIPNS-C), através das obras de recuperação do Sistema Dunar Cresmina-Guincho.A intervenção que está a decorrer na Duna irá ordenar o acesso pedonal ao local, seguindo a lógica da RVIPNS-C, cuja estratégia pauta-se pela organização integrada das redes de visitação ao Parque, ligando, assim, as diferentes unidades de paisagem características da Serra, como o Litoral da Roca, Abano-Penha Longa ou Terra Saloia.

Esta Rede de visitação tem como objectivo responder ao crescente interesse de educação, sensibilização ambiental, turismo de Natureza e investigação por parte do público.

A RVIPNS-C prevê a criação do LINEU – Centro de Interpretação da Natureza, que funcionará como uma das grandes portas de entrada do Parque Natural (o outro acesso será feito através do Concelho de Sintra). No LINEU estarão disponíveis painéis interactivos, miradouros virtuais, uma biblioteca, um centro de estudo e um observatório de aves, permitindo aos visitantes conhecerem melhor as características de fauna e flora locais.

Serão também instalados vários Núcleos de Interpretação (NI), localizados em pontos diversos do PNS-C. Estes NI serão dotados de serviços de apoio à visitação, suportados por uma exposição interpretativa da envolvência local, percursos temáticos guiados por técnicos especializados ou de forma mais autónoma, com recurso a guias digitais. Estarão ligados entre si por percursos pedestres e cicláveis, partilhando um conjunto de equipamentos, como bicicletas, segways, binóculos e guias digitais. Cada Núcleo será equipado com uma cafetaria.

A RVIPNS-C é um projecto desenvolvido pela Cascais Natura e pelo ICNB. Conta com o financiamento do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional para 2007 – 2013, incluindo-se na vertente “Gestão Activa de Espaços Protegidos e Classificados”.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta