Presépio de Rua em tamanho real foi totalmente remodelado e vai animar a vila medieval de Monsaraz

0

O Presépio de Rua com figuras em tamanho real foi inaugurado no sábado, dia 4 de Dezembro, pelas 17h30, na vila medieval de Monsaraz, numa organização do Município de Reguengos de Monsaraz. O presépio, este ano remodelado e restaurado, terá 43 figuras e vai estar distribuído pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo, local onde será colocado o conjunto principal com a Virgem, São José e o Menino.Monsaraz recebe a representação da Natividade com este presépio formado por figuras construídas a partir de grandes estruturas de ferro e rede recobertas por panos de cor crua, impermeabilizados e tratados para o efeito. Todas as figuras vão estar iluminadas, resultando num efeito visual apreciável para os visitantes que se deslocarem à vila histórica durante a noite.

O Presépio de Rua de Monsaraz, um projecto artístico da autoria de Teresa Martins, pode ser apreciado pelo décimo primeiro ano consecutivo até ao dia 6 de Janeiro. A escultora manteve os tons pastel nas figuras, mas acrescentou-lhes tons rosa velhos e lilases, alterando também as caras e as mãos, que eram em gesso e agora foram feitas em cerâmica, ficando com forma e num sentido mais figurativo.

Outra das alterações foi a construção de uma choupana com a manjedoura onde ficará a Sagrada Família, com figuras já em tamanho real uma vez que as anteriores apresentavam dimensões num sentido desproporcional, mas propositado, tendo estas sido reaproveitadas e colocadas na Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz.

Os milhares de turistas que se deslocam a Monsaraz durante esta época do ano podem fazer um percurso pelas ruas históricas, “acompanhados” pelas figuras que representam a Natividade, como os Reis Magos, os guardas do castelo, o pastor, a lavadeira, entre muitas outras. Este ano, o Presépio de Rua recebeu mais duas figuras, nomeadamente a fiadeira e o almocreve, personagem que transportava a loiça produzida pelo oleiro. Algumas figuras serão colocadas noutros locais da vila medieval, atribuindo-lhes um sentido diferente.

Teresa Martins afirma que “a ideia de criar este presépio surgiu pela minha ligação já há bastante tempo com Monsaraz e não foi difícil perceber que era aí que ele fazia sentido, devido à ambiência da vila medieval. A escultora diz que a vila medieval “acolheu na perfeição o presépio, de tal forma que eu costumo dizer que não sei se Monsaraz fica bem ao presépio ou se é o presépio que fica bem a Monsaraz, tal é a harmonia que transmitem. Enfim, é o “menino” dos meus olhos”, concluiu Teresa Martins.

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, afirma que o presépio “tem como objectivo dinamizar e promover a vila medieval através de uma iniciativa com méritos firmados e elevada criatividade no domínio da animação temática de conjuntos históricos”. O autarca adianta que “o Presépio de Rua tem sido um factor fundamental de atracção de visitantes a Monsaraz durante a época do Natal, pelo que este ano estamos muito orgulhosos pelo magnífico trabalho da escultora Teresa Martins o qual irá certamente surpreender todos os que visitarem Monsaraz”.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta