Voluntários contabilizam 25.092 aves nas áreas rurais portuguesas

0

No Natal e no Ano Novo anteriores, 30 observadores de aves voluntários da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) demonstraram a importância das áreas rurais portuguesas para a conservação das aves e da biodiversidade. Percorreram 434 km de caminhos e estradas rurais e registaram 25.092 aves, pertencentes a 76 espécies. Estes números reforçam a importância das áreas rurais portuguesas para a conservação da biodiversidade na Europa.

O programa Contagens de Aves no Natal e Ano Novo (CANAN) da SPEA pretende aproveitar as horas de campo de muitos observadores de aves nesta altura festiva para recolher dados de forma contínua e estandardizada sobre as populações das aves invernantes nos ecossistemas agrícolas de Portugal Continental. A metodologia é simples, as pessoas apenas têm de realizar um percurso predefinido, a pé, de bicicleta ou de automóvel, e registar todas as aves de médio e grande porte que observam.

Na sétima edição das CANAN de 2009/2010, participaram 30 observadores voluntários. Estes cidadãos realizaram 30 percursos de contagem em Portugal Continental. Foi percorrida uma distância total de 434 km e registado um admirável número total de 25.092 aves, pertencentes a 76 espécies diferentes. A abundância de aves nos habitats agrícolas amostrados foi em média de 577 aves por cada dez quilómetros. A maior abundância de aves foi registada no Alentejo e no Algarve. A espécie mais comum foi o Abibe, com 7388 registos. Seguiram-se-lhe a Gaivota-d’asa-escura, o Guincho, a Tarambola-dourada e o Carraceiro.

O elevado número de aves e espécies registado reforça a importância das áreas rurais portuguesas para a conservação das aves e da biodiversidade na União Europeia. Como refere Domingos Leitão (Coordenador do Programa Terrestre) “o serviço público prestado pelos agricultores portugueses na conservação da biodiversidade deve ser considerado e devidamente apoiado pela Política Agrícola Comum da União Europeia.” A UE entrou agora num período de discussão da PAC pós 2013. Por isso, é essencial evidenciar o papel dos agricultores e gestores agro-florestais na protecção de uma parte significativa da biodiversidade europeia, e garantir mais incentivos à agricultura sustentável e às medidas agro-ambientais específicas para os sítios da Rede Natura 2000.

A SPEA vai realizar novamente a campanha de contagens CANAN. O período de censo começa dia 15 de Dezembro de 2010 e prolonga-se até 31 de Janeiro de 2011. A SPEA pede aos observadores de aves que se ofereçam como contagem e a ficha de registo na SPEA (Projecto CANAN: e-mail: domingos.leitao@spea.pt, Fax: 213220439).

Fotografia: Peneireiro-cinzento © Faísca

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta