Rota Geológica Transpirenaica (Aspe – Alto Aragón)

0

É a primeira Rota Geológica Internacional e foi realizada mediante o trabalho conjunto da associação francesa Geolval e as associações espanholas GeoAmbiente e GeoTransfer.

Esta rota propõe descobrir o património geológico do vale de Aspe e do Alto Aragón. Permite percorrer em 200 quilómetros, os 400 milhões de anos da fabulosa história da formação dos Pirinéus que determina a sua aparência actual e a forma de vida dos habitantes das regiões que ocupa.

O itenerário contém 25 pontos de observação facilmente acessíveis em lugares de excepcional interesse geológico. Estes locais dispõem de paineis explicativos bilingue (Francês e Castelhano) que oferecem uma informação ilustrada e original das paisagens e rochas, dando a conhecer ao público em geral as peculiaridades desta particular cordilheira.

Este percurso permite, etapa a etapa, ilustrar claramente a formação dos Pirinéus: desde o depósito dos sedimentos em mares hoje desaparecidos até à erosão dos vales pelas correntes pirenaicos, passando pela deformação das rochas e as acções dos glaciares.

Existe um livro guia com informação adicional e que pode ser descarregado no site do projeto.

Mais informações: http://www.routetranspyreneenne.com/home.php

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta