27 e 28 de Janeiro – Covão d’Ametade [Campo Base]

0

As Experiências de Montanha da Trilhos de Ideias com pernoita em Campo Base permitem uma abordagem ao montanhismo invernal, com segurança e conforto acrescido, e ao alcance de todos os que querem viver intensamente a nossa Serra.

O Covão d’Ametade é um daqueles sítios incontornáveis da Serra da Estrela e do montanhismo em Portugal. Rodeado pelos imponentes Cântaros e atravessado pelo Rio Zêzere, ainda bem perto da sua nascente, é o local perfeito para montar o Campo Base deste fim-de-semana na montanha.

Siga o nosso Trilho e venha conhecer a Serra!

Duração: 2 dias / 2 noites
Dificuldade: Média/Alta

Custo da Inscrição: 60 euros

As Experiências de Montanha da Trilhos de Ideias destinam-se a grupos muito reduzidos para que todos possam desfrutar em pleno da nossa Serra, sendo limitada a 7 participantes.

O programa da actividade consistirá na chegada dos participantes ao final do dia de Sexta-feira ao Covão d’Ametade, no Vale Glaciar do Zêzere, (em opção poderão chegar no Sábado de manhã bem cedo), montagem do acampamento, jantar e convívio em torno do fogo de campo.
No Sábado temos programada uma caminhada à Lagoa do Cântaro, com ascensão ao Cântaro Gordo (se as condições meteorológicas e do terreno o permitirem). Esta caminhada tem um grau de dificuldade médio/alto e tem uma duração prevista de 5 a 6 horas. À noite teremos um “jantar de montanha” preparado no Campo Base pela Trilhos de Ideias. Novamente teremos o convívio em torno do fogo de campo.
No Domingo será feita uma caminhada aos Poios Brancos, passando pelos Teixos centenários da Barroqueira, Fonte da Jonja, Nave de Santo António e Serra de Baixo. Esta caminhada terá menor grau de dificuldade e duração prevista de 4 a 5 horas. Após o regresso será feito o levantamento do acampamento, as despedidas e o final da actividade.
Os percursos não têm elevado grau de dificuldade técnica, exigindo no entanto alguma disponibilidade física devido aos desníveis acumulados e à irregularidade natural do terreno.

A actividade é destinada a todos os que queiram conhecer a Serra de uma maneira diferente e experimentar uma verdadeira actividade de montanha. A Trilhos de Ideias dispõe de todo o material de acampada necessário para os participantes e adequado às condições invernais (tendas, sacos-cama com lençol e colchonetes), assim como outros equipamentos de montanha eventualmente necessários aos participantes, tais como frontais (lanternas), polainas, mochilas ou casacos corta-vento.
O nosso equipamento é de montanha “a sério” e adequado às condições climatéricas normais na Serra da Estrela. As tendas são as Approach 2 e 3, da Ortik, e as polainas e sacos-cama da Monte Campo. Os sacos-cama são os Azimute 1400, com temperatura de conforto até -2ºC e temperatura extrema de -16ºC.

Os participantes necessitam ter um equipamento mínimo essencial: botas de montanha, casaco impermeável, casaco quente para a noite, gorro, luvas e roupa adequada às caminhadas e às condições meteorológicas previstas. Poderá ser necessário ter calças impermeáveis. Recomenda-se a utilização de roupa interior térmica (calças e camisola) e de utilização de várias “segundas camadas” para aquecimento extra em caso de necessidade.

Inclui: seguro; jantares de Sexta-feira e Sábado; petiscos serranos; reportagem fotográfica; equipamento de acampada; outros equipamentos de montanha necessários [tenda, mochila, saco-cama, colchonete, frontal, polainas]

Ponto de encontro: Covão d’Ametade
Mapa de acesso ao ponto de encontro no link: (http://maps.google.com/maps/ms?ie=UTF&msa=0&msid=208283510097485018883.0004b6aae67bcd0bddb22)

Inscrições ou informações para trilhosdeideias@gmail.com

Para efectuar a sua inscrição deverá enviar os seguintes dados de cada participante:
– Nome
– Data de nascimento
– Contacto (telemóvel e e-mail)
– Número de Contribuinte
– Morada

A inscrição só será considerada efectiva após confirmado o pagamento. O pagamento deverá ser feito por transferência bancária para o NIB 0035 0435 00010937030 36 CGD, sendo necessário o envio do respectivo comprovativo por e-mail. Inscrições até 25/01/2012.

Condições Gerais de participação na actividade para consulta aqui:
http://dl.dropbox.com/u/23537962/Condi%C3%A7%C3%B5es%20Gerais%20[Trilhos%20de%20Ideias].pdf

PASS MONTANHAS: Adquira e Use aqui!
www.facebook.com/events/202367813182777

Trilhos de Ideias equipada por:
– Ortik, for Alpine Use (www.ortik.net)
– Monte Campo (http://loja.montecampo.pt/)

Partilhe

Acerca do Autor

A Trilhos de Ideias – Ecoturismo e Engenharia Natural é o fruto do caminho percorrido pelos seus fundadores. É um contributo assumido para a construção sustentável do território. Sedeada em Manteigas, no coração da Serra da Estrela, é um projecto empreendedor e estruturante, que visa a promoção do valor económico e social do património natural e cultural das regiões de montanha, num equilíbrio saudável entre os usos e o meio. turismo de natureza - guias de montanha - engenharia natural - construção de trilhos - workshops

Os Comentários Estão Fechados.