Rota das Igrejas do Concelho de Peniche

0

O mês de julho marca o início da 4ª temporada do projeto Rota das Igrejas do Concelho de Peniche. Trata-se de uma iniciativa dinamizada pela Câmara Municipal de Peniche que tem como objetivo a valorização e divulgação do património histórico religioso através da criação de um itinerário temático versando a visitação e a interpretação orientada dos diversos templos que integram esta rota.

Este projeto, iniciado em julho de 2009, permite a visitação de um conjunto de templos habitualmente fechados ao público ou só abertos no âmbito de cerimónias religiosas, registando mais de 140 mil entradas nos templos que integram a rota, 15% das quais por parte de cidadãos estrangeiros. Trata-se de indicadores que comprovam o sucesso e o interesse suscitado por esta iniciativa, que pretende potenciar este território enquanto destino de um turismo de índole cultural.

São onze os templos que integram a Rota das Igrejas do Concelho de Peniche, dispersos um pouco por todo o território concelhio, a saber: a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, a Igreja de S. Pedro, o Santuário de Nossa Senhora da Remédios e a Igreja da Misericórdia de Peniche, na Cidade de Peniche; na Vila de Atouguia da Baleia integram a Igreja de S. Leonardo, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e a Igreja da Misericórdia; ainda na freguesia de Atouguia da Baleia, a Igreja de Nossa Senhora da Consolação, no lugar com o mesmo nome; na Vila de Serra d´El Rei, a Igreja de S. Sebastião; e, na península do Baleal, Freguesia de Ferrel, a Ermida de Santo Estêvão. Em 2012, a renovada igreja de S. José, integrada no circuito de visita do Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, pode também ser visitado no âmbito deste projeto.

A Rota das Igrejas é desenvolvida pela autarquia em parceria com cinco entidades detentoras dos diversos imóveis históricos integrados nesta rota: a Paróquia de Peniche, a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de São Leonardo de Atouguia da Baleia, a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Serra d’El-Rei, a Santa Casa da Misericórdia de Peniche e a Santa Casa da Misericórdia de Atouguia da Baleia, contando igualmente com a colaboração das várias Juntas de Freguesia do concelho.

No dia 18 de julho, pelas 17h00, serão assinados os Acordos de Parceria entre a Câmara Municipal e as entidades parceiras, numa cerimónia aberta ao público, a realizar no Edifício dos Paços do Concelho, onde estarão presentes os representantes destas entidades e os presidentes das Juntas de Freguesia do concelho diretamente envolvidas.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta