Gravuras antigas, Geografia, História e Arte

0

Foi alargado até ao final do mês de fevereiro o prazo de exibição da exposição “Gravuras Antigas (Século XVI-XIX), devido ao elevado interesse que tem suscitado quer por arcuenses, quer por visitantes. Integrada nas atividades do IV Congresso Internacional “Casa Nobre: um Património para o Futuro”, que decorreu em Arcos de Valdevez de 27 a 29 de Novembro, a exposição é pertença do Dr. José da Silva Ferreira, médico e colecionador de Arte.

Mais de 60 gravuras representam temas de história e geografia da Europa, Península Ibérica, Portugal, Galiza e Minho, Braga, Porto, Lisboa, Ponte de Lima e Arcos de Valdevez que podem ser apreciadas em dois locais distintos de Arcos de Valdevez: Átrio da Casa das Artes (segunda a sexta das 9h00 às 18h00 e ao sábado das 14h00 às 18h00) e Átrio do Arquivo Municipal (segunda a sexta das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00). As marcações para visitas de grupos e escolas podem ser efetuadas através do contacto: 258520520 (Casa das Artes).

Desta exposição, que se estende do fim do século XVI até meados do século XIX, destacam-se as imagens de cidades, como Porto, Braga, e Lisboa. As duas últimas constituem os documentos mais importantes para a compreensão do urbanismo destas cidades no fim do século XVI. As imagens relativas à cidade do Porto, quase todas do século XIX, estão ligadas às invasões Napoleónicas e retratam bem vários episódios dessa guerra.

Os grandes nomes da Gravura Antiga estão representados na exposição. São quase todos do Norte da Europa, sobretudo da Holanda, que no século XVII veio suplantar o domínio português e espanhol, levando este país a um nível de poderio e riqueza que fomentou a atividade artística. Destes autores salientam-se: Mercator, Ortelius, Braun, Blaeu, de Wit, e, já no século XVIII, os franceses Bellin e Bonne, que desenharam a geografia de muitos países, fruto das suas grandes viagens.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta