Dimension Data finaliza plataforma de análise e entrega digital de Big Data para o Tour de France

0

A Dimension Data anunciou hoje que finalizou sua plataforma de análise e entrega digital de Big Data, a partir da qual a empresa fornecerá, em tempo real, informações sobre ciclistas a nível individual pela primeira vez na história do ciclismo profissional.

Esta grande inovação foi possível graças à parceria da Amaury Sport Organisation (ASO) com as 22 equipas participantes do Tour de France 2015. Vão ser recolhidos dados altamente precisos através da utilização de rastreadores posicionados debaixo do selim de cada ciclista, que vão trabalhar em tempo real. A Dimension Data irá, em seguida, processar e analisar os dados e disponibilizá-los aos fãs, comentadores, rádios e outros meios de comunicação.

Quando o Tour de France se iniciar no sábado, o público que o vai assistir em todo o Mundo poderá acompanhar, em tempo real, todos os 198 ciclistas distribuídos pelas 22 equipas e poderá acompanhar a velocidade a que cada ciclista se está a deslocar, saber exatamente onde este está posicionado na corrida em relação aos outros ciclistas e a distância entre cada ciclista – tudo através de um site de acompanhamento em tempo real, disponível na versão beta.

Jeremy Ord, presidente executivo da Dimension Data, disse: “Esta tecnologia vai permitir que os fãs do ciclismo acompanhem a corrida de uma maneira nunca antes realizada. Até hoje, era difícil compreender o que acontecia fora do que era mostrado na cobertura televisiva. A capacidade para acompanhar os ciclistas, obter informações precisas sobre quais os ciclistas se se encontram agrupados e de observar a velocidade em tempo real são apenas algumas das inovações que pode ter acesso através desta solução. Ao longo das três semanas em que esta corrida se realiza, iremos ainda lançar novos recursos, incluindo um site de acompanhamento em direto, disponível na versão beta”.

A solução analítica em tempo real vai reunir dados fornecidos por um componente de transmissão de localização geográfica de terceiros, fará a limpeza e a análise dos dados e dará acesso aos mesmos através de um fluxo de dados em tempo real e de um arquivo histórico.

Ord disse ainda que a Dimension Data realizou testes durante o torneio Critérium du Dauphiné, realizado em França entre os dias 7 e 14 de junho. “Analisámos um ciclista a pedalar a uns impressionantes 104 quilómetros por hora. Este tipo de informação não se encontrava disponível no passado.

Todos os dados analisados estarão disponíveis através do site de acompanhamento em tempo real, disponível na versão beta. Isso permitirá que os fãs selecionem os seus ciclistas favoritos que pretendem acompanhar, monitorizem a corrida nos seus telefones ou tablets (através de um site em versão beta) enquanto assistem à corrida em direto e obtêm acesso a outras descobertas a partir dados.

Os 198 ciclista distribuídos pelas 22 equipas vão gerar 42 mil pontos geoespaciais e 75 milhões de leituras GPS. Além disso, o site de acompanhamento em tempo real foi desenvolvido para auxiliar os 17 milhões de espectadores e 2000 solicitações de página por segundo. Os dados sobre os ciclistas serão processados pela plataforma cloud da Dimension Data nos cinco continentes, consumindo mais de 350 milhões de ciclos de computadores por segundo.

Brett Dawson, diretor executivo da Dimension Data, disse que foram necessárias várias camadas de inovação para a entrega da solução à ASO. Precisávamos implementar uma tecnologia de ponta na forma de uma plataforma analítica avançada digital e em tempo real que fosse capaz de fornecer ideias inovadoras e nunca antes disponíveis à corrida.

A Dimension Data está a trazer um novo nível de capacidade técnica ao Tour de France em áreas que vão transformar o panorama tecnológico, incluindo Internet das Coisas (IoT), análise Big Data em tempo real, infraestrutura Elastic Cloud, plataformas digitais contemporâneas, tecnologias avançadas de colaboração e práticas ágeis de desenvolvimento. Vamos ser a sua ‘Tour de France Técnica.

Christian Prudhomme, diretor do Tour de France, disse: “Este desenvolvimento tecnológico de topo vai permitir uma melhor análise da corrida, destacar as táticas de corrida e mostrar também como, neste desporto, é essencial o papel de cada ciclista dentro de sua equipa. Agora será possível compreender como é feita a preparação para o sprint dos últimos quilômetros de uma etapa, sentir o impacto do vento na velocidade do ciclista, e muito mais. A combinação dos nossos esforços com os da Dimension Data vão mudar para sempre a forma como se acompanham as competições de ciclismo e o Tour de France”.

A partir de 2016 e durante os próximos quatro anos, a ASO e a Dimension Data vão estar a trabalhar bem de perto para expandir e melhorar a plataforma de forma a entregar uma variedade de experiências inovadoras aos utilizadores.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta