Comemoração dos 207 anos da Batalha do Vimeiro

0

Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro com informação disponível em aplicação para plataformas móveis.

O Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro passará a contar, a partir do próximo dia 21, com uma plataforma multimédia desenvolvida para equipamentos móveis (smartphones e tablets) que permitirá o acesso a toda a informação associada a este espaço.

A aplicação “Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro” estará disponível em português e inglês e incluirá conteúdos sobre a Batalha do Vimeiro e as exposições patentes no Centro, possibilitando uma visita interativa e dinâmica.

Ao fazer download, o utilizador terá ainda acesso aos percursos pedestres disponíveis no local, recebendo todas as orientações para que possa realizá-los de forma totalmente autónoma. Inclui tainda um quizz e durante a visita ao Centro o visitante pode ir “testando” os seus conhecimentos. A pensar no público mais jovem, esta nova aplicação contará também com uma versão do guia especificamente dirigida ao público infantil.

Fernando Oliveira, vice-presidente da Câmara Municipal da Lourinhã com o pelouro do Turismo, adianta: “O desenvolvimento desta ferramenta insere-se na modernização do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro que teve início em 2014 e que incluiu a inserção de novos recursos e conteúdos expositivos. Numa primeira fase, a aplicação estará disponível em português e inglês mas posteriormente também estará em castelhano e francês”.

Com o lançamento desta ferramenta, a edilidade pretende ainda contribuir para captar e reter fluxos turísticos para o CIBV e para o concelho, tornar a visita mais dinâmica, atrair novos públicos, incentivar os visitantes a percorrerem alguns percursos pelo exterior onde foi travada a Batalha e criar roteiros que não se limitem ao espaço interior e potenciem os percursos outdoor, incluindo passeios pela localidade do Vimeiro.

O CIBV irá ainda disponibilizar tablets com a aplicação já carregada para utilização gratuita dos visitantes.

Numa fase posterior, esta plataforma móvel também irá disponibilizar informação sobre o concelho, outros locais turísticos a visitar, restauração e alojamentos. Permitirá ainda incluir uma agenda de eventos, que será disponibilizada a curto prazo.

Esta aplicação, desenvolvida pela empresa Digital Impulse, será apresentada no próximo dia 21 de agosto, na cerimónia oficial da comemoração do 207º aniversário da Batalha do Vimeiro.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta