Rota do Românico nas Jornadas Europeias do Património

0

Entre 25 e 27 de setembro, a Rota do Românico vai participar, uma vez mais, nas Jornadas Europeias do Património. Entre as atividades contam-se um concerto de música vocal e diversas visitas temáticas.

Nas Jornadas Europeias do Património 2015, subordinadas à temática genérica do Património Industrial e Técnico, a Rota do Românico irá promover um conjunto alargado de atividades, destinadas a diferentes públicos-alvo, visando a sensibilização dos participantes para a importância da proteção do Património.

No dia 25 de setembro, sexta-feira, serão desenvolvidas duas oficinas pedagógicas dedicadas à temática da pintura mural, em estabelecimentos do ensino básico dos municípios de Cinfães e Resende. Os alunos vestirão a pele de verdadeiros “mestres” na elaboração de um fresco com as suas próprias mãos.

Nos dias 26 e 27 terão lugar as atividades destinadas ao público em geral, com o seguinte programa:

26 Setembro, Sábado
Música vocal polifónica | Concerto
21h00 Coro Anima Mea | Igreja de Airães, Felgueiras

Com dez anos de atividade, o Coro Anima Mea corporiza um projeto que pretende divulgar o património da música vocal polifónica, em especial dos séculos XVI a XVIII. É constituído por 18 elementos residentes na área do Grande Porto. A Igreja de Santa Maria de Airães, em Felgueiras, será o cenário deste memorável concerto, de entrada livre, na Rota do Românico.

27 Setembro, Domingo
Viagem dos mestres fresquistas | Visita Guiada
10h00 Igreja de Santo Isidoro, Marco de Canaveses
11h30 Igreja de São Nicolau, Marco de Canaveses

Esta atividade terá como tema a pintura mural a fresco, dando a conhecer algumas das técnicas, da época medieval e moderna, de decoração dos espaços religiosos. As Igrejas de Santo Isidoro e deSão Nicolau, ambas no concelho do Marco de Canaveses, serão os alvos desta visita guiada, que deverá terminar às 12h30, aproximadamente.

Viagem dos mestres pedreiros | Visita Guiada
15h00 Mosteiro de Paço de Sousa, Penafiel
16h30 Igreja de Cabeça Santa, Penafiel

Nesta visita, focada na temática da escultura a bisel, daremos a conhecer algumas das técnicas, da época medieval e moderna, de decoração dos espaços religiosos. A viagem dos canteiros (e das formas) entre regiões e o cenotáfio de Egas Moniz, o afamado aio de D. Afonso Henriques, merecerão particular destaque nesta atividade, que terá como palco o Mosteiro do Salvador dePaço de Sousa e a Igreja do Salvador de Cabeça Santa, em Penafiel. Esta dupla visita deverá terminar por volta das 17h30.

A inscrição e a participação nas quatro visitas guiadas são gratuitas. O transporte para os monumentos será da responsabilidade dos participantes. Cada uma das visitas terá um limite de 30 participantes. Faça a sua inscrição aqui: https://docs.google.com/forms/d/13NVvP2t6GKmWiLXeGTc-mbv31H0Qsdw19M2z6QMs_x8/viewform?c=0&w=1

A 27 de setembro, a Rota do Românico associa-se também às comemorações do Dia Mundial do Turismo, dinamizando o programa “À Descoberta do Douro Românico”. Para conhecer oMosteiro de Cárquere e a Igreja de São Martinho de Mouros, ambos em Resende, e a Fundação Eça de Queiroz, em Baião, serão usados como meios de transporte o comboio, o barco e o autocarro! Saiba tudo aqui: http://www.rotadoromanico.com/vPT/Actualidades/Eventos/Paginas/VisitaaoDouroRomanico.aspx

Contactos:

Rota do Românico: 255 810 706 | 918 116 488 | visitasrr@valsousa.pt

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta