ATLA formalizou pedido de adesão ao Pacto Europeu “Mayors Adapt”

0

A ATLA – Associação Transfronteiriça do Lago Alqueva formalizou o pedido de adesão ao Pacto Europeu “Mayors Adapt”.

José Calixto, Presidente da ATLA, fez o anúncio da intenção de adesão do território abrangido por esta associação ao “Mayors Adapt” durante o seminário “Da Oportunidade e Concretização de Negócios”, que decorreu na sexta-feira, dia 9 de outubro, em Reguengos de Monsaraz, numa iniciativa organizada em conjunto com a Casa de Espanha.

O “Mayors Adapt” foi lançado em março de 2014, no âmbito da iniciativa “Pacto de Autarcas”, centra-se em medidas de adaptação às alterações climáticas e é a primeira iniciativa à escala europeia lançada para apoiar cidades, regiões e administração local neste tipo de ações. Para além de apoiarem os objetivos globais da estratégia da União Europeia de adaptação às alterações climáticas, que visa tornar a Europa mais resistente ao clima, as cidades e regiões que aderirem ao “Mayors Adapt” aceitam elaborar estratégias de adaptação locais ou integrar as ações desenvolvidas ou a desenvolver em planos de ação.

Com a adesão a este pacto europeu, os autarcas beneficiam de apoio a atividades locais de adaptação às alterações climáticas, de uma plataforma para a cooperação e de uma maior possibilidade de sensibilização do público em matéria de adaptação. Entre as áreas a integrar no âmbito do desenvolvimento do plano de adaptação às alterações climáticas, destacam-se os impactos climáticos (temperaturas extremas, escassez de água, cheias, secas e tempestades) e setores vulneráveis (agricultura e floresta, biodiversidade, áreas costeiras, redução do risco de desastres, financeiro, saúde, infraestruturas, gestão marítima e pescas, gestão da água e turismo).

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta