12 e 26 de Agosto: “Noite de Estrelas” nas Ruínas Romanas de Tróia

0

Sob o mote “Como se entendiam os céus há 2000 anos?”, o TROIA RESORT promove, nos próximos dias 12 e 26 de Agosto, a partir das 21h30, uma sessão de observação do céu nas Ruínas Romanas de Tróia. Limitadas ao número de inscrições disponíveis, estas sessões contam com o acompanhamento de um astrónomo e de uma arqueóloga que vão contar os mitos associados a cada constelação.

Há 2000 anos, romanos e gregos acreditavam que as histórias dos seus deuses e heróis estavam escritas nas estrelas. As constelações eram imagens de histórias míticas, como a história da donzela que foi castigada por se ter enamorado de Zeus e transformada na Ursa Maior, ou a história de Zeus que se transformou em cisne para enganar a ninfa Némesis.

Na sexta-feira, dia 12 de Agosto, haverá uma “chuva de estrelas” provocada pelo cruzamento da Terra, no seu movimento de translação, com a órbita do cometa Swift-Tuttle. Se o luar permitir, será possível ver as “estrelas” mais brilhantes a partir das Ruínas Romanas de Tróia.

Para mais informações, e respetivas inscrições, por favor contacte: arqueologia@troiaresort.pt

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta