Lançamento do novo quarteto de navegação Galileo

0

Um foguetão Ariane 5 lançou, no passado dia 17.11.2016 quatro satélites Galileo adicionais, acelerando a implantação do novo sistema de navegação por satélite.

Descolagem. Copyright ESA-S Corvaja

O Ariane 5, operado pela Arianespace, decolou do porto espacial Europeu em Kourou, na Guiana Francesa às 13:06 GMT (14:06 CET, 10:06 hora local), levando consigo os satélites Galileo 15-18. O primeiro par foi lançado 3 horas 35 minutos y 44 segundos após a decolagem, enquanto o segundo foi separado 20 minutos depois.

Os Galileos encontram-se na sua altitude alvo, após uma libertação sem falhas do novo dispensador projetado para lidar com quatro satélites.

Nos próximos dias, os engenheiros irão ‘empurrar’ os satélites para suas órbitas de trabalho finais e começarão os testes para garantir que estão prontos para entrar na constelação. Espera-se que isso demore seis meses.

Esta missão eleva o sistema Galileo para 18 satélites.

Os satélites já em órbita permitirão à Comissão Europeia declarar o início dos serviços iniciais, previsto para o final do ano.

Os 14 satélites anteriores foram lançados dois de cada vez usando o foguetão Soyuz-Fregat.

“Agora que podemos confiar no poderoso Ariane 5, podemos antecipar a conclusão mais rápida da implantação do Galileo, permitindo que o sistema entre em plena operação”, observou Paul Verhoef, Diretor da ESA para o Programa Galileo e Atividades Relacionadas à Navegação.

Dois novos lançamentos Ariane 5 estão programados para 2017 e 2018. Espera-se que o sistema completo de 24 satélites e peças sobressalentes esteja em vigor até 2020.

“Com este 75º lançamento sucessivo bem sucedido, o Ariane-5 estabelece um novo recorde dentro de lançadores europeus desenvolvidos e prova mais uma vez a sua confiabilidade”, daisse Daniel Neuenschwander, Director de Lançamentos da ESA.

Copyright ESA–P. Carril

Sobre Galileo

Galileo é o Sistema de navegação satélite global público da Europa. Irá permitir a usuários do mundo inteiro saberem a sua posição exata no tempo e no espaço com enorme precisão e confiança. Uma vez completo, o sistema consistirá de 24 satélites operacionais e a infraestrutura terrestre para o fornecimento de serviços de posicionamento, navegação e cronometragem.

O programa Galileo pertence e é financiado pela EU. A Comissão Europeia possuiu a responsabilidade geral do programa, gerindo e supervisionando a implementação de todas as atividades do programa.

O desenvolvimento do Galileo, o projeto e o desenvolvimento da nova geração de sistemas e o desenvolvimento técnico de infraestruturas está a cargo da ESA. As fases de definição, desenvolvimento e validação in˗órbita são levadas a cabo pela ESA, e são co˗financiadas pela ESA e Comissão Europeia.

A Agência Europeia de Sistemas de Navegação Satélite Global (GSA) assegura a captação esegurança do Galileo. A partir de 2017, as operações do Galileo e o fornecimento de serviços do Galileo será confiada à GSA. Fonte: ESA

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta