Via Verde anda consigo na Carris, no Metro e na Transtejo, em parceria com a Novabase

0

Uma inovadora solução que permite utilizar exclusivamente o smartphone para viajar e pagar títulos de transporte, permitindo benefícios aos clientes, em função da utilização efetuada.

A Via Verde Portugal, a Carris, o Metro, a Transtejo e a Novabase acabam de lançar em teste uma plataforma que visa permitir viajar nos transportes públicos da Cidade de Lisboa e pagar o título de transporte, apenas com recurso ao smartphone. A plataforma que já está em teste na Fertagus, alarga assim o âmbito da prova de conceito, procurando com este período intenso de testes e validações do sistema, consolidar uma solução que possa vir a ser adotada na mobilidade urbana em Lisboa.

A solução tem um caráter inovador no panorama dos transportes, uma vez que permite, através de uma aplicação (app), a interação direta do smartphone com os equipamentos de validação, utilizando bluetooth, calculando a app, automaticamente, a melhor tarifa a aplicar. É um exemplo claro da capacidade das empresas portuguesas se juntarem no sentido de criar valor para o cidadão e liderarem na inovação, colocando a tecnologia ao serviço das pessoas.

A parceria tira partido da experiência operacional da Carris, do Metro e da Transtejo, das competências tecnológicas da Novabase e da experiência da Via Verde na cobrança eletrónica, em parceria com a SIBS. A solução resulta na app Via Verde Transportes, destinada a smartphones com sistemas operativos Android ou iOS.

Apesar da plataforma ficar para já restrita a um grupo de utilizadores fechado, permite antever um modelo de utilização muito simples, em que bastará descarregar a app Via Verde Transportes, efetuar um registo, criando ou utilizando uma conta Via Verde e, a partir daí, para viajar, bastará fazer uma validação (check in) no local de partida, aproximando o smartphone do novo validador e, quando chegar ao destino, realizar o check out. A comunicação será realizada através da tecnologia Zabeacon, desenvolvida para este projeto, que assegura comunicação bluetooth (na opção baixa energia), entre o validador e o smartphone.

O sistema de pagamento, assente numa lógica Smart-Pay-As-You-Go, calcula automaticamente a tarifa mais vantajosa, de acordo com o percurso que o cliente fez. Com o aumento das utilizações, o sistema vai proporcionar otimizações tarifárias nas viagens efetuadas, de acordo com as regras dos operadores. O sistema vai registar ainda as viagens do cliente, aplicando não só a tarifa mais adequada a uma determinada viagem, como ainda os descontos que teria se programasse as suas viagens em bloco. Outra alternativa será o cliente optar por passe mensal, ficando este automaticamente disponível. As viagens realizadas serão, assim, cobradas após a utilização e à melhor tarifa, através da conta Via Verde.

Será ainda possível fazer o planeamento, a compra de viagens e a interação com o operador de transportes. Outra das vantagens da app será a utilização de contas associadas, que permitirá, através da conta da Via Verde, pagar, por exemplo, as viagens de famílias, nomeadamente dos filhos.

No futuro, a aplicação permitirá ainda o planeamento da viagem, sendo possível identificar, o ponto de origem e destino e quais as opções de transporte público disponíveis, bem como os respetivos horários, dando ao cliente a oportunidade de escolher em função do preço e do tempo de percurso.

Esta solução tem como objetivo melhorar a experiência de utilização do transporte público, simplificando o processo de viajar, e captando mais clientes para esta opção de mobilidade, dando assim um importante contributo para a sustentabilidade.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta