Antigo Hotel das Termas de Melgaço vai ser recuperado

0

Em Melgaço, vai ‘nascer’ uma nova unidade hoteleira: o Grupo Pinto da Costa & Carriço vai recuperar o emblemático Hotel das Termas de Melgaço. Localizado num dos mais belos recantos do Norte de Portugal, a unidade hoteleira complementará a oferta da estância termal e será uma mais-valia para a região. O processo desenvolver-se-á na propriedade onde se localizava o ‘Grande Hotel do Pezo’, conjunto edificado hoje em ruínas, construído na segunda metade do séc. XIX, e circunjacente ao Parque Termal de Melgaço. O investimento na recuperação do hotel está na ordem dos 2,5 milhões de euros. O projeto tem assinatura do gabinete de arquitetura ad quadratum arquitectos.

Hotel do Pezo numa foto antiga.

Hotel do Pezo no estado atual.

Considerando uma área da propriedade aproximada de 11.900 m² e uma área de construção estimada em 4.500 m² de ampliação e 1.800 m² de reabilitação de estruturas existentes, o processo prevê a estruturação de uma unidade hoteleira orientada para a classificação de 4 estrelas, que assenta essencialmente na reconstrução do conjunto edificado existente (hoje votado à ruína) e agora vocacionado para o acolhimentos das funções de receção, acolhimento e outras valências sociais, e ainda na ampliação com construção nova, esta acolhendo essencialmente as unidades de alojamento, dispostas ao longos de diversas alas de quartos (44 unidades).
“Toda a intervenção está orientada para a observância de princípios de sustentabilidade ambiental, num contexto de adjacência ao Parque e Complexo Termal das Termas de Melgaço. Neste enquadramento, o projeto assume propósitos de grande integração paisagística, propondo espaços de estadia em íntima proximidade e comunhão com os elementos naturais da envolvente.”, refere José António Lopes (responsável do projeto), afirmando que, “Associado ao gesto de reabilitação do património arquitetónico e à valorização do património natural de enquadramento, o processo assume-se como uma oportunidade de resgatar à ruína um conjunto edificado de grande significado histórico para Melgaço, desde sempre em relação próxima e ‘cúmplice’ com o complexo/fonte termal, onde o elemento Água pontua como valor maior.”

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta