Tela restaurada volta ao altar

0

Intervenção de Conservação e Restauro da Tela Pintada com a representação de “Boca de Cena” que emoldura o Altar de Nossa Senhora da Vitória

Conforme comunicado em 22 de Dezembro de 2017 pelo Sr. Vigário Geral da Diocese do Algarve, Sr. Padre César Chantre, após uma ausência de 60 dias, a tela pintada representando “Boca de Cena” que emoldura o Altar de Nossa Senhora da Vitória na Igreja de São Pedro em Faro, voltou à sua origem e o resultado final está agora patente para apreciação de todos os paroquianos e visitantes deste Monumento (Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 101/2014, DR, 2.ª série, n.º 30 de 12 Fevereiro 2014).
A tela encontrava-se em mau estado de conservação e impossibilitava a fruição do conjunto com o Altar de Nossa Senhora da Vitória, uma marca do estilo Rococó de autoria desconhecida mas com dataçãodo Séc. XVIII. Só com a intervenção partilhada das três entidades – Fábrica da Igreja de S. Pedro, Direção Regional de Cultura do Algarve e Fundação Millenium BCP – foi possível promover a salvaguarda, restauro e conservação deste bem patrimonial, que hoje está novamente disponível para a fruição da comunidade.
A intervenção teve como base a autenticidade e integridade do conjunto e irá de agora em diante permitirá uma maior fruição da estética do conjunto que também manterá a sua função de culto religioso.
Com a participação técnica da Direção Regional do Cultura do Algarve, o custo da intervenção ascendeu a cerca de €23.470,00 com a agraciada contribuição da Fundação Millenium BCP tendo o trabalho de conservação e restauro tendo ficado a cargo da Junqueira 220, empresa conceituada no sector da conservação e restauro.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta