Dia Internacional dos Monumentos e Sítios no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

0

No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), comemorado anualmente a 18 de abril, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, apresenta um diversificado programa de atividades. Em 2018, o tema proposto para o DIMS, pelo Conselho Internacional de Monumentos Sítios – ICOMOS, é Património Cultural: De geração para geração.

O DIMS é uma data muito especial para o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, classificado como Monumento Nacional e Sítio Arqueológico. Neste dia, quarta-feira 18 de abril de 2018, o Mosteiro festeja o nono aniversário de abertura ao público. Neste contexto todas as atividades e visitas têm entrada gratuita.

O programa propõe iniciativas destinadas aos diversos públicos visando reforçar a consciência da necessidade de preservação do património, motivar o diálogo intergeracional enquanto ferramenta de conhecimento, desenvolvimento e diversidade.

Visitas guiadas, exposições, oficinas pedagógicas e uma aula aberta em Turismo Cultural e do Património são as propostas para um dia em cheio!

PROGRAMA:
18 de abril a 31 de dezembro
Exposição de Fotografia “Navegar em Ruínas”
Sinopse: Do séc. XIV à atualidade. A fundação do Mosteiro, as cheias do rio Mondego, o abandono do edifício no séc. XVII, a classificação como Monumento Nacional em 1910, as primeiras intervenções de restauro, a grande campanha arqueológica desenvolvida entre 1995 e 2000 e a redescoberta do património.

18 de abril a 03 de junho
Abertura pelas 18 horas
Exposição de Pintura, escultura e desenho “O Mundo de Sophia”, de Sofia Cravo
Sinopse: “O Mundo de Sophia” é sobre o meu mundo. Meu. Desde 2001. E que tem o “Eu” como fonte criativa nos desenhos, pinturas e esculturas. Eu através da minha Obra. Eu e a minha noção de identidade. Eu e as minhas memórias. Eu, de forma camuflada, às vezes presente, outras ausente. Eu, o meu corpo e a minha mente. Eu, espaço tátil, através de uma textura, uma pele, uma máscara. Eu e um reservatório de referências simbólicas, histórias passadas. Eu, a antiga. Eu, a contemporânea. Eu, a narrativa teatral, os emblemas e os símbolos. Eu através da linha do tempo. Sempre “Eu” e o “Outro Lado do Espelho”.

Print

18 de abril
10h30, 11h30, 15h
Visita “Conservar e Restaurar o Património”
A visita dá a conhecer o trabalho de conservação e restauro desenvolvido no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. Percorre diversos espaços – Igreja do Mosteiro e claustro, reserva arqueológica e laboratório de restauro, na companhia de Isabel Feijão e Júlia Oliveira – Técnicas de conservação e restauro.
Informação: Dadas as características dos espaços, o número de participantes é limitado a 15 por grupo.

18 de abril
11h, 14h, 16h
Visita “700 anos de história”
A visita, com duração aproximada de 90 minutos, dá a conhecer a história do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, desde a sua fundação à atualidade.
Informação: Grupos até 25 participantes.

18 de abril
10h30 e 15h
Oficina de Restauro Peça a peça
Nesta oficina os participantes contactam com o acervo arqueológico do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e aprendem noções básicas de conservação e restauro, sempre com uma componente prática associada. A oficina procura sensibilizar para a importância de conservar e preservar o património.

18 de abril
Aula aberta com o Curso de Especialização Tecnológica em Turismo Cultural e do Património, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.

Informação geral:
Todas as iniciativas têm participação gratuita. As visitas guiadas e oficinas pedagógicas têm inscrição obrigatória.

Inscrições para as visitas guiadas “Conservar e Restaurar o Património” e “700 anos de história”: Tlf. 239 801 160 ou diretamente na receção do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

Inscrições para as Oficinas de Restauro Peça a peça: Tlf. 239 801 160 ou email semscv@drcc.gov.pt

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
Rua das Parreiras | 3040-266 Coimbra
Horário de abertura: das 10h00 às 19:00
GPS: N 40º12’03” W 08º25’53”

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta