Em Cabeceiras de Basto há um Mosteiro de Emoções

0

“Em Cabeceiras de Basto há um Mosteiro de Emoções” é o tema da conferência agendada para o próximo dia 12 de abril, pelas 18h30, no Auditório do ISCET – Instituto Superior de ciências Empresariais e do Turismo.

Depois da abertura da sessão pelo Diretor do ISCET, Adalberto Dias de Carvalho, e do coordenador da licenciatura em Turismo do ISCET, Jorge Pinto, segue-se a intervenção de Francisco Alves, Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto sob o tema ‘A aposta turístico-cultural de Cabeceiras de Basto’.

“Mosteiro De Emoções” oferece 23 atividades em 18 meses
O docente do ISCET, João Abreu, fará a presentação do programa ‘Mosteiro de Emoções’ que decorre em Cabeceiras de Basto até julho de 2019. O programa cultural desenvolver-se-á ao longo dos próximos 16 meses e integrará 23 atividades. Especial destaque para o envolvimento de inúmeros parceiros de Cabeceiras de Basto, desde a comunidade educativa, empreendedores locais, passando pelo movimento associativo e outras instituições do concelho, mas também parceiros externos como universidades, escolas profissionais, orquestras, cooperativas, empresas de dinamização cultural, entre outros.
Dirigido a um público diversificado, o programa desenvolve-se em três eixos temáticos Cultura/Artes Performativas, Gastronomia/Sabores e Saúde e Bem-Estar que aliam a itinerância, a combinação e a diversidade. Este vasto programa cultural assenta em parcerias alargadas que vão desde as instituições locais a diversas entidades regionais e nacionais.
Pretendendo ser um importante motor de dinamização cultural contempla iniciativas culturais e artísticas diversas, das artes plásticas às artes performativas, da literatura às atividades holísticas e ao artesanato, privilegiando, ainda, manifestações de divulgação histórica, patrimonial e gastronómica. Todas estas atividades decorrerão sob diversos formatos –exposições, concertos, concursos, mostras, festivais, provas e degustações, workshops, tertúlias, master-classes e visitas, dirigidas a públicos distintos e potenciais visitantes, turistas e parceiros. As atividades decorrerão preferencialmente em locais simbólicos do Município, especialmente no Mosteiro de S. Miguel de Refojos, mas também em espaços culturais, escolas e universidades, associações e clubes culturais de Cabeceiras de Basto ou de municípios estratégicos e vizinhos.
Dos três eixos temáticos – Cultura/Artes Performativas, Gastronomia/Sabores e Saúde e Bem-Estar – que contarão com o envolvimento de muitos parceiros, especial destaque para a Bienal Internacional de Flauta Transversal, como reconhecimento e exaltação da grande flautista nacional, Adriana Ferreira, natural do concelho, e solista da Orquestra Nacional de França desde 2012; a ‘Sebenta do Património’; a ‘Noite das mil e uma histórias’; o Seminário Internacional; Festival Ibérico de Canto Gregoriano; a ‘Mesa de Cabeceiras’, o ‘Festival Aromático’; a ‘Mostra de Sabores Beneditinos’; o ‘Encontro Holístico’, entre muitos outros.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta