Turismo de Portugal lança plataforma SIGTUR

0

O Turismo de Portugal acaba de disponibilizar o SIGTUR – Sistema de Informação Geográfica do Turismo, que permite conhecer a distribuição da oferta turística no território nacional, nomeadamente, empreendimentos turísticos, estabelecimentos de alojamento local, campos de golfe (existentes e previstos), marinas e portos de recreio (existentes e previstos), principais spots de surf, entre outros.

A aplicação permite efetuar pesquisas dos temas do negócio turístico por áreas territoriais, designadamente áreas administrativas, áreas de proteção ambiental, áreas reconhecidas pela UNESCO, área abrangida pelo Programa Nacional para a Coesão Territorial (PNCT) ou área de intervenção de Programas Territoriais.

Para além de vários tipos de pesquisa (por denominação, por geometria ou avançada), permite também estimar a oferta de alojamento em empreendimentos turísticos prevista no longo prazo, por área territorial, a partir da informação constante de planos territoriais, loteamentos, projetos PIN ou projetos de licenciamento em curso.

O SIGTUR disponibiliza, ainda, uma bateria de indicadores calculados a partir dos dados da oferta turística constante do RNT (Registo Nacional do Turismo), bem como a respetiva representação em cartogramas, relativos a empreendimentos turísticos, alojamento local, estabelecimentos de animação turística e agências de viagens e turismo.

Prosseguindo o objetivo de incrementar a divulgação da oferta turística do país e melhorar o acesso à informação, o Turismo de Portugal lança agora esta ferramenta de trabalho para responder às necessidades dos principais stakeholders do setor. O SIGTUR está disponível em sigtur.turismodeportugal.pt

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta