Sons Antigos a Sul está de regresso à Ermida de Nª Sra de Guadalupe

0

O Ciclo de Música Antiga Sons Antigos a Sul (SAS) está de regresso à Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, durante o mês de agosto, nos dias 3, 10, 17 e 24 de agosto, pelas 17 horas.

O SAS é um projecto anual dirigido pela Academia de Música de Lagos de promoção e divulgação da Música Antiga no Algarve, envolvendo ensembles profissionais nacionais e internacionais, iniciado no Verão de 2012 no Barlavento Algarvio.
Para a sua 7.ª Edição contamos com a presença de quatro conjuntos com programas e sensibilidades musicais muito diferentes. No dia 3 de agosto iremos ter o Trio MusiKê, com um programa que abrange composições de Airas Nunes (1230 – 1289), Diego Ortiz (1510 – 1570) ou Benedetto Marcello (1686 – 1739); no dia 10 de agosto irá dar-se o lugar à Flauta de Bisel & Cravo com Suzana Batoca e Sofia Cascalho; no dia 17 de agosto centrarmo-nos no Iberian Ensemble onde se apresenta uma abordagem de obras dos grandes mestras do barroco italiano, tais como Corelli, D. Scarlatti e Vivaldi, entre outros.
Luz, vivacidade, clareza são algumas das principais características bem presentes na escrita para a flauta destes compositores, tendo ainda a importante base harmónica sustentada pela sonoridade da viola da gamba, tiorba e guitarra barroca; para fechar terminamos com um programa intitulado “Trovadoresca”, pelo Ensemble Lundu, no dia 24 de agosto, onde a voz de Joana Godinho e a guitarra de José Farinha trazem ao Festival as cantigas trovadorescas.
O ciclo “Sons Antigos a Sul” irá também acontecer ainda na Igreja Matriz de Monchique nos dias 4,11, 18 e 25 de agosto, pelas 15h30.
O VII Sons Antigos a Sul está inserido no Programa de Apoio Sustentado às Artes, estrutura financiada pela Direção-Geral das Artes/Ministério da Cultura e conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve (acolhimento), Paróquia de Monchique e Quinta do Barranco Longo.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta