Vizela com grande vocação turística

0

Com um património histórico, cultural, paisagístico, natural, gastronómico, religioso e termal vocacionado para a saúde e bem estar – Vizela chegou a ser conhecida como a Rainha das Termas de Portugal. Como o lema do concelho indica “Segredos de um Vale” acreditamos que aqui há muito para descobrir.
O lançamento da App Avicella constitui uma forma inovadora de conhecer parte da história do
concelho.

Texto: Luisa mendes Fotografia: CMVizela e Lobo do Mar

Apresentação por parte do Presidente da Câmara.

Nesse âmbito no passado dia 14 de Maio aceitámos o convite da autarquia para o seu lançamento A App Avicella é uma aplicação de realidade aumentada aplicada ao turismo. Através de um sistema misto de marcadores e orientação georreferenciada, o utilizador pode ter experiências únicas ao visitar a cidade de Vizela, como assistir 365 dias por ano à procissão de S. Bento das Peras ou marcar encontro com várias personagens históricas, como Camilo Castelo Branco que há 150 anos atrás na sua passagem pelo território já escrevia sobre a sua vocação Turística

O interessante da aplicação é que se ainda não foi a Vizela e pensa visitar pode ter à distância, informação sobre algumas das Experiências que não deve perder. No local pode aprofundar e tomar contacto com o concelho de forma mais detalhada.
João Monsanto da empresa Larme responsável pela criação da aplicação falou-nos do desafio que foi o projeto e de como foi possível com ajuda de todos, recriar cada uma das experiências contidas nesta aplicação. “Tem ainda a vantagem, e tendo em conta que a grande maioria das pessoas possui no seu bolso um smartphone, de forma muito simples aceder a esta realidade aumentada”.

Presidente C.M. Vizela Victor Hugo Salgado e Luís Pedro Martins do TPNP

De acordo com o Presidente da Autarquia Victor Hugo Salgado, que elaborou um pouco sobre a razão deste investimento de cerca de 50 mil euros (com comparticipação no âmbito dum Quadro Comunitário) em algo tão fora do comum:
Temos aqui um grande desafio, numa cidade com uma tradição turística muito forte. Queremos revitalizar o Turismo no concelho e em todas as suas vertentes. Após alguns alguns de declínio sabemos que temos muito trabalho pela frente mas definimos uma estratégia a que denominámos Plano Municipal do Turismo e estamos a segui-la passo a passo. Esta nova ferramenta permite a quem nos visita e em autonomia, aceder a pontos chave e ter um pouco da nossa importante história. Queremos muito crescer do ponto de vista turístico...”

E tem razão, isso é possível. A pouco mais de 1 hora de carro do Porto, Vizela está perto e segundo salientou o Presidente da Região de Turismo de Porto e Norte Luís Pedro Martins, também presente: “Temos ótimas noticias quando falamos de 4,5 milhões de turistas que nos visitam e se pensarmos que o número duplicou desde 2015, é mesmo extraordinário. Temos por outro lado a questão de 75% desses visitantes ficarem na área metropolitana do Porto quando existe um vasto território a explorar e de que Vizela faz parte. Queremos atrair esses visitantes a outros territórios da nossa área de influência e combater a sazonalidade no turismo que ainda é uma realidade. Acreditamos que esta é mais uma ferramenta que pode contribuir para isso mesmo”.

Dezasseis experiências únicas em duas línguas podem ser descarregadas de forma gratuita na App Store e no Google Play.
Carregada a aplicação e através de circuitos pedonais ou de automóvel previamente definidos, os utilizadores são guiados pela mascote “Avicella”, palavra que em latim significa pequena ave e que deu o nome à localidade. A aposta na mascote é também para cativar os mais pequeninos desde cedo a sentir a sua cidade. Esta mascote está vestida a rigor como um senador Romano que representa a sabedoria, a riqueza as origens de importante elemento patrimonial que são as termas.

S. Bento das Peras

Chegando aos pontos emblemáticos de Vizela, nomeadamente o centro histórico, a ponte romana, as termas, a capela de Nossa Senhora da Tocha, Tagilde e São Bento das Peras, bastou apontar os telemóveis para o local e colocar os auriculares para iniciar uma viagem ao passado. Nos ecrãs, são apresentadas várias situações de Realidade Aumentada protagonizadas por personagens, como o escritor Camilo Castelo Branco, o médico hidrologista Abílio Torres, ou Joaquina Pedrosa da Silva, criadora do doce mais conhecido de Vizela, o bolinhol. Nesta experiência digital única, as personagens a três dimensões interagem com o visitante, que não ficará indiferente aos efeitos visuais e sonoros.

Termas

Tivemos oportunidade de visitar as Termas de Vizela cujas águas são conhecidas desde o tempo dos Romanos pelas suas propriedade terapêuticas. Sulfúreo e sódicas são indicadas para várias patologias.
Foi também uma oportunidade para degustar a gastronomia da região e o célebre pão de ló Boulinhol com queijo da Serra.

Bacalhau Velho (4 anos) com Broa

Abade de Priscos

O Restaurante Águia de Ouro e o Chalé do Park fizeram as honras.
Sabia que o Bacalhau à Zé do Pipo é um prato com história em Vizela? E que o vinho espaldar produzido de forma muito escassa é feito com as uvas espaldeiras?

Pois para saber isso e muito mais visite Vizela.

Para aceder à aplicação vá a Play Store ou Apple Store e descarregue a app vizela ra.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta